Indignação: pais sofrem à espera de itens para tratar diabetes dos seus filhos

tratamento de diabetes em Salto
Famílias dizem que mesmo tendo ordem judicial não estão conseguindo retirar os kits; Saúde diz que vai normalizar e que atender as ordens

Semana passada pais contataram a reportagem para exporem o sofrimento de mesmo tendo decisão judicial, não conseguirem os itens; Saúde explica

Somente quem tem um membro da família diabético ou quem é diabético sabe o quanto é difícil manter o tratamento em dia para que não haja agravamento.
E, neste sentido, diversos pais contataram o Blog do Nelson Lisboa para reclamarem da dificuldade de retirar os kits de medição de insulina, agulhas e a própria insulina na Secretaria de Saúde.
Segundo uma mãe disse: “É muito injusto o que eles fazem com nós mães. Nós não temos condições de comprar. Insumos caríssimos”.
Outra mãe disse que mesmo quem tem decisão favorável que exige o município fornecer os kits por força judicial, a situação permanece a mesma: quando batem na farmácia central, a resposta que ouvem é: “não tem”.
Famílias dizem que há meses a entrega de kits para tratamento da diabetes segue deficiente em Salto

SAÚDE EXPLICA E ESPERA RESOLVER ATRASOS EM BREVE

A reportagem foi ouvir a Secretaria Municipal de Saúde, que através da Assistência Farmacêutica, informa que, “referente às agulhas, realizou a compra das mesmas através de processo licitatório e que, no momento, aguarda a entrega pelos fornecedores, com previsão de resolução em breve”.
Na resposta ao Blog do Nelson Lisboa e principalmente aos pais, a Saúde não cita QUANDO.
A Saúde diz ainda que “como opção, foi disponibilizada outra marca, compatível com a necessidade dos pacientes, cabendo a estes a escolha de aceitar ou não”.
Quanto à insulina, a Saúde diz que “houve um atraso no fornecimento do Estado, porém, os munícipes que são atendidos por essa demanda foram assistidos, não sendo afetados”.

30 ORDENS JUDICIAIS

Outra mãe que se pronunciou ao Blog e pediu sigilo quanto ao seu nome, afirma que “várias mães aqui de Salto, estão com ordem judicial para retirada dos insumos de seus filhos diabéticos e quando chega a data para retirada a mesma vai até a farmácia central e está em falta insulina e agulhas. Lembrando que agulha faz 2 meses que eles não entregam”.
A mãe diz que já foi moroso a família conseguir ordem judicial para ser atendida pela Prefeitura e que mesmo assim, não consegue. “Nossos filhos precisam de insulina para sobreviver. É caso de vida ou morte”, afirma a mãe, indignada.
Dados – O município confirma que atende cerca de 30 ordens judiciais e, quando há esse tipo de atraso, o município busca alternativas para que nenhum paciente fique sem tratamento.
Ainda a pasta diz que: “o setor de farmácia está à disposição das famílias dos pacientes para quaisquer outros esclarecimentos através do (11) 4021-2145 ou presencialmente na Rua John Kennedy, 446, Jardim Bela Vista, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h”.

A gente sempre traz informações sobre o diabetes. Reveja uma delas

Agora que você chegou até aqui, que tal acompanhar nosso facebook.

Então! É bem simples. Clique aqui.

Imagem da chamada da reportagem é de kits de insulina fornecidos em Jundiaí, uma das cidades modelos do país no atendimento dessas pessoas.