Indaiatuba recebe Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

Ciclismo de Pista em Indaiatuba
Campeonato ocorre até domingo em Indaiatuba, no Velódromo Municipal (A.I.Pref.)

Definitivamente esta é uma excelente oportunidade para quem ama ciclismo: cerca de 160 atletas do país começam hoje, dia 9 a disputa do campeonato no Velódromo Municipal; provas vão até domingo

Com 159 atletas confirmados na disputa, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2023 tem início hoje, dia 9, no Velódromo Municipal ‘Joaraci Mariano de Barros’. As provas seguem até domingo, dia 12, em diversas modalidades. A equipe de Indaiatuba marca presença com 15 atletas. As arquibancadas do Velódromo estarão abertas ao público e a entrada é franca.
No total, a competição receberá 103 atletas olímpicos e 56 paralímpicos, que disputam nove provas olímpicas e quatro paralímpicas, valendo pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e ranking internacional da União Ciclística Internacional (UCI).
Oswaldo Luiz Berteli Júnior, o Juninho, coordenador da equipe de ciclismo de Indaiatuba, fala sobre a expectativa para a competição. “Estamos em busca do pentacampeonato em Perseguição por Equipes, ainda mais correndo em casa. É difícil, pois temos muitas equipes qualificadas, mas estamos bem preparados”, ressalta.
O coordenador convida toda a população. “O Ciclismo de Pista é um esporte olímpico e nossa equipe é uma das melhores do pais na modalidade”, aponta. “Toda a população está convidada para acompanhar de perto os melhores ciclistas do país, que estarão em Indaiatuba neste final de semana”.
Destaques – Para Fernando Femino, Gestor do Alto Rendimento na CBC, o Brasileiro é uma grande oportunidade para os atletas se destacarem. “O calendário do ciclismo de pista vem crescendo a cada ano e isso vem promovendo o desenvolvimento da modalidade, além de contribuir com o surgimento de novos talentos. Em Indaiatuba, estaremos acompanhando e avaliando todas as categorias, já pensando nas próximas convocações e objetivos da Confederação”, destaca Fermino.
Além da equipe de Indaiatuba na Perseguição por Equipes, destaque para Alice Melo e Wellyda Rodrigues, atualmente entre as cinco melhores do continente na prova Madison, e o velocista João Vitor, Top 15 entre os atletas das Américas.
Nesta quinta, dia 9, as equipes ainda poderão treinar na parte da manhã e as provas começam no período da tarde, às 13h30, nas categorias Velocidade por Equipes, Perseguição por Equipes, 500 metros e Quilômetro da Elite.
Nos dias 10, 11 e 12, as provas acontecem das 8h às 18h. Na sexta, dia 10, é a vez das modalidades 200 metros da Elite, e Tandem e Velocidade Individual no Paraciclismo. No período da tarde, é a vez da Velocidade Individual, 500 metros, Quilômetro, Eliminação, Madison e Scratch.
A manhã de sábado, dia 11, é voltado ao paraciclismo, com provas de Perseguição Individual nos 3.000 e 4.000 metros. A Elite volta no período da tarde, com provas na Omnium, Velocidade Individual e Madison.
No domingo, dia 12, os atletas paraolímpicos se enfrentam nas modalidades Sprint e Scratch no período da manhã. À tarde, a Elite volta com Omnium, Keirin, Scratch e Eliminação. As premiações acontecem sempre ao final das provas.
No sábado e domingo, as provas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Comitê Olímpico Brasileiro. Para saber mais, acesse www.canalolimpicodobrasil.com.br.

EQUIPE DE INDAIATUBA
Elite Masculino
Armando Reis Camargo Filho
Endrigo Pereira
Pedro Freitas
Luan Rodrigues
Maurício Knapp
Fernando Sikora
Gustavo Oliveira Silva
Geovane Vinicius Ferreira
Elite Feminino
Lutécia Azevedo Masotti
Carolina Barbosa
Tatiele Valadares
Marcella Mahfuz Toldi
Atletas Paralímpicos
Carlos Alberto
Soelito Gohr
Carolina Barasnevicius

Reveja outra prova bacana, de abrangência nacional, reunindo centenas de ciclistas em Indaiatuba.

Quer comentar? Bora pro face? Clique aqui.

#blogdonelsonlisboa #indaiatubasp #ciclismodepista #regiãometropolitanadecampinas #saltosp #ciclismo