Itu entra na rota das grandes festas de Carnaval

Objetivo é colocar Itu na rota dos grandes eventos

Itu (SP) é um reduto cultural e artístico no interior do estado. Além de estar perto da capital – a menos de 100 km -, o município, vocacionado ao turismo e conhecido como a terra dos exageros, possui infraestrutura completa para receber visitantes de fora, com rede hoteleira, comércios e serviços diversos e um povo bastante acolhedor, além do seu charmoso clima interiorano.
Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, realizada no Brasil, a cidade recebeu a ilustre estadia das delegações da Rússia e do Japão.
Tamanha é sua tradição e importância que, a partir de 2021, Itu entrará na rota dos grandes eventos carnavalescos com a realização do Carnaitu.
O evento, que agitou o público entre os anos de 2002 e 2004 com micaretas carnavalescas fora de época, agora será realizado na data do Carnaval, já no ano que vem, com todos os cuidados preconizados pelas autoridades de saúde.
O festival é organizado pela NLN Eventos, empresa que atua no mercado de eventos há 18 anos e que realiza um dos maiores rodeios do Brasil, o Rodeio Itu. Herculano Neto, diretor da NLN Eventos, revela que a nova edição do Carnaitu vem sendo planejada há anos.
“É um projeto que planejávamos lançar há cerca de 4 anos. Neste período fizemos todos os ajustes necessários e definimos melhor os detalhes. A pausa nas atividades imposta pela pandemia acabou contribuindo para que organizássemos o evento para o Carnaval do ano que vem. Estamos selecionando a dedo as atrações por meio das indicações do público em nossas redes sociais”, diz Neto.
Herculano explica que mais informações sobre o festival serão divulgadas em breve, mas que, por enquanto, o que ele pode adiantar é que será um evento de altíssimo nível em um formato bastante atual. “O público pode esperar um evento grandioso, com diversas atrações da música e muita diversão, e o melhor, em pleno Carnaval, com todo aquele clima bacana da época. Será um festival para toda a família, casais, grupos de amigos, enfim, a ideia é que todos possam curtir com conforto e segurança em uma infraestrutura completa de lazer. Nossa expectativa é a melhor possível”, conta.
O organizador do Carnaitu enfatiza que está atento aos números da Covid-19 e que adotará todas as medidas cabíveis em prol da saúde e segurança de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. “Estamos acompanhando de perto os desdobramentos da pandemia e nos organizando desde já para garantir a máxima segurança do público. Desejamos que tudo volte à normalidade, porém, não podemos nos descuidar do bem-estar de todos”, afirma.
Neto entende que a região merece mais um grande evento de cultura e lazer, sobretudo em tempos desafiadores como este. O empresário quer investir em festivais locais para fomentar a atividade econômica e gerar renda aos profissionais envolvidos. “Iniciativas como esta beneficiam muito a região, pois geram emprego e aquecem a economia. Com o desemprego batendo à porta dos brasileiros, nada mais oportuno e fundamental neste momento para nos reerguermos”.
Segundo Herculano, há uma enorme cadeia produtiva envolvida economicamente com o festival. Além das pessoas que trabalham ou prestam serviços para o evento, muitos setores do comércio regional se beneficiam com sua realização. “São hotéis, restaurantes, shoppings, entre outras atividades que são movimentadas economicamente na macrorregião que compreende, além de Itu, cidades como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba e a própria capital”, detalha.
Mais informações serão anunciadas em breve pela organização do Carnaitu. Enquanto isso, acompanhe as redes sociais do evento e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/carnaitu e https://www.instagram.com/carnaitu/?hl=pt-br.