Janeiro Branco: confira dicas para você cuidar de sua saúde mental

Janeiro Branco em Salto
É preciso cuidar de si e dicas ajudam você a se entender e se valorizar (imagens: Reprodução)

Sem sombra de dúvidas, é preciso cuidar da saúde mental enquanto há tempo ; Blog do Nelson Lisboa traz dicas importantes

De fato, você sabe que janeiro é usado no mundo, desde 2014, como um mês para se falar da saúde mental?
Pesquisas digitais mostram que é um movimento que tem o objetivo de alertar para os cuidados com a Saúde Mental da população.
Isso deve ser feito por meio da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

Entenda:

Segundo pesquisas, a vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas, ao mesmo tempo, tem cobrado um preço muito alto de cada ser humano.
Aenas em 2022, conforme a Organização Mundial da Saúde, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viveram com algum transtorno mental.

Confira algumas dicas que selecionamos:

1 – Procure ajuda profissional
De fato, quando se trata de saúde mental, a primeira orientação a ser dada é buscar ajuda profissional, com um psicólogo ou psiquiatra, mesmo que você não tenha de fato algum problema já instalado. Procure ajuda antes.

2 – Melhore sua alimentação
Buscar uma alimentação melhor, mais balanceada e saudável pode ter impacto significativo no dia a dia.
Com isso você melhora a disposição, evita problemas de saúde e a dependência dos alimentos hiperpalatáveis, que são aqueles que proporcionam momentos rápidos de prazer e acabam causando um ciclo vicioso e prejudicial ao organismo.

3 – Pratique de atividades físicas
Inicie já a prática de atividades físicas, mude hábitos e se movimente. Busque aquele exercício que se encaixe melhor a você. A endorfina liberada na prática das atividades físicas e a superação das próprias limitações e alcance dos objetivos traçados pode ser importante em quadros de ansiedade, depressão, entre outras condições clínicas.

4 – Durma melhor
Uma boa noite de sono faz toda a diferença! Dormir mal estraga nosso dia. Regule o horário de dormir, descanse a mente antes de adormecer, não coma alimentos pesados antes do repouso, etc. Dormir bem repõe energias, fortalece o sistema imunológico e melhora tudo.

5 – Faça coisas que te dão prazer
É importante pensar em você. Tenha espaço para ser feliz, mesmo que outras coisas pareçam mais urgentes. Você gosta de ler? Leia. Se gosta de jogar videogame, jogue. Se gosta de cantar e dançar, dance. às vezes é importante deixar as obrigações e aflições de lado e nos permitir sentir prazer.

6 – Tenha atenção com os excessos
Com toda a certeza, extrapolar limites pode ser bastante prejudicial para a saúde mental, seja no consumo de álcool, de tabaco, no uso de eletrônicos, de redes sociais, etc. Equilíbrio é tudo.

7 – Procure gerir seu tempo
Sem sombra de dúvidas, o tempo, ou falta dele, é uma das principais causas do estresse nos tempos atuais.
Quem nunca se sentiu sufocado pelos afazeres ou que o dia podia ter umas horinhas a mais?!
Bem, essa segunda parte é impossível, mas pode-se organizar para que as 24h existentes sejam mais produtivas.
Organizar o tempo, seja montando uma agenda, definindo prioridades e efetuando um planejamento pode evitar diversos transtornos.

8 – Cultive o amor
De fato, estar num ambiente acolhedor, alegre, saudável, faz com que nos sintamos amados e acolhidos e isso é bom. Por isso busque estes sujeitos, busque estes locais e faça parte dessa corrente de amor. Abrace, beje, sorria, elogie. Sua mente agradece.

Arquivo consultado: https://www.unimed.coop.br/site/web/inconfidentes/noticias/-/asset_publisher/LCGVWatuaPCo/content/janeiro-branco-8-dicas-sa%25C3%25BAde-mental

Quer comentar a reportagem? Visite nosso facebook, clicando aqui!