Meu filho usa drogas: e agora?

blog do nelson lisboa Salto
Pai relata drama de enfrentar o vício em drogas de um de seus filhos (foto: reprodução)

Convidamos o pai de um jovem que é usuário de drogas a nos escrever sobre o desafio de conviver com um filho drogado.
Apenas para que possamos enxergar o drama da droga: essa pessoa é conhecida da cidade, é um profissional de destaque em sua área, inteligentíssima, equilibrada e estruturada e, mesmo assim, convive com o drama de ter um filho drogado.
Veja o relato e, caso você tenha esse problema em casa, veja como pedir e buscar ajuda!

“Raiva, medo, desespero, culpa, vergonha, indignação, dúvidas, incertezas. Tudo junto e misturado, uma amostra do que assola uma família ao descobrir que seu filho, seu bem mais querido e precioso está envolvido com algo ilegal e que, de quebra, prejudica a saúde física e psíquica.
Como pai tentei conversar, saber o que se passava, oferecer tratamentos, mas a resposta era sempre eu não sabia de nada, que era o careta, o velho por fora, de outra época, que usar isso ou aquilo era recreativo, que ele tinha controle da situação e pararia quando quisesse.
Só aí que a gente começa a ligar os pontos: o afastamento da família e dos amigos, o isolamento, o desleixo geral, consigo, com as pessoas mais próximas, com o trabalho, com tudo que o cerca. Todos estão errados, fazendo coisas para prejudicá-lo. Um belo dia, o bichão some, não vai trabalhar, não avisa, não atende o telefone, proíbe o acesso `a sua casa.
Meu filho ia morrer. Se não fosse de overdose, seria por qualquer outro meio, mas em decorrência das drogas. A única saída foi a internação involuntária. Um adulto, maior de idade, com formação universitária, independência financeira, supostamente tem autonomia pra escolher o que fazer da sua vida, mas eu não podia assistir meu filho se matando pouco a pouco. Foi uma das decisões mais difíceis e dolorosas que tomei, mas foi decisiva.
Feito isso, os terapeutas da clínica recomendaram fortemente que a família se tratasse paralelamente, participando de grupos de ajuda mútua para tratar a nossa codependência. Demos um Google e encontramos, pelo site www.amorexigente.org.br um grupo na nossa região. Foi um divisor de águas em nossas vidas.
De inicio foi um choque, mas a cada encontro, a cada partilha dos companheiros pudemos perceber o que é a adicção e a codependência. Se quiser saber mais, junte-se a nós, acesse o site ou a página do facebook Amor Exigente Itu/SP”.

Quer ler mais: Veja esse endereço
https://www.grupovidasorocaba.com.br/blog/drogas/163-meu-filho-usa-drogas-e-agora