NÃO TERCEIRIZE SEU PAPEL DE PAI E DE MÃE (Por Laércio Otone)

Laércio orienta pais sobre a importância de não delegar a outros e nem à tecnologia os seus papeis perante seus filhos

 

Publicamos no domingo o artigo do nosso amigo Laercio, porém, em virtude da migração para o novo layout do nosso blog, não foi possível o acesso às suas palavras. Então vamos ao artigo do nosso amigo novamente!

“Meu texto se refere apenas à criação de filhos que por muitos pais são transferidos para terceiros como por ex: familiares, creches e babás, para muitos o Estado é o responsável por educar os filhos — não, nós somos os responsáveis! Não que seja errado recorrer à ajuda de familiares em ocasiões específicas, mas que não devemos abrir mão da nossa responsabilidade com nossos filhos de prepará-los para viverem numa sociedade cada vez mais exigente no que diz respeito à vida profissional e familiar e que distorce drasticamente os valores que regem uma família tradicional, alguns não perdem o “cheiro de creche”. O sábio Salomão escreveu no Salmo 127: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.” Salmos 127:3,4
Um guerreiro no mundo antigo tinha todo um cuidado ao preparar sua arma; ele primeiro saia em busca dos materiais necessários, afiava e testava, a arma deveria estar perfeita, caso contrário, ele estava colocando seu povo em perigo, inclusive sua família e até a própria vida.
Alguns se casam após muito tempo procurando uma esposa, isso é bom, tem filhos, mas não estão preparando-os para a vida. Quando os filhos se casam, continuam “na saia da mãe” e, algumas vezes acabam morando na mesma casa dos pais, não têm compromisso com o matrimônio que acabaram de assumir. Como resolveremos isso? E agora quem poderá nos ajudar para que casamentos não sejam mais rompidos pelo desrespeito, traições, adultérios e agressões onde muitas vezes terminam em tragédias? Para você que ainda tem filhos pequenos, adolescentes e jovens, ensine-os no caminho em que devem andar e quando forem velhos eles não se desviarão (Provérbios 22.6).
Preocupe-se com isso!
Não transfira sua responsabilidade, quer seja de pai, mãe, esposa, esposo ou até mesmo de filho. Vamos trazer de volta os bons hábitos que se perderam em algum aplicativo de smartphone como por ex: o habito de comerem juntos na mesma mesa, ah, como isso é maravilho! Na mesa, no nosso lar, muitas questões são resolvidas e a saúde da família é garantida.
Nossos filhos são herança do Senhor. E que preciosa herança! Eles enchem de alegria o nosso lar e enriquecem nossa vida. Mas eles não são propriedade nossa, o Senhor nos deu para que cuidássemos deles com todo amor, carinho e respeito preparando-os para viverem para a gloria dEle. Lembrem-se: Eles são como flechas nas mãos de um guerreiro e como você está preparando suas flechas?
Para refletir:
A melhor maneira de ser um bom pai é ser um bom marido para a mãe de seus filhos. E a melhor maneira de ser uma boa mãe é ser uma boa esposa para o pai de seus filhos. Bons maridos e boas esposas criam filhos felizes e ajustados, que, por sua vez, serão também bons maridos e boas esposas.
Que Deus nos ajude e nos abençoe,
No Amor de Cristo, Laércio Otone”

(Laércio é casado com Rosangela Otone, é pai de Guilherme e Pedro Henrique. Ele atua como voluntário pregando o Evangelho em clínicas de recuperação para viciados em drogas há seis anos. É membro da Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Salto-SP e é formado em teologia e estudante de licenciatura em Letras pelo IFSP. Ele também é professor da Escola Bíblica Dominical na IPB e tem 40 anos).
Visite o facebook de Laerte clicando aqui