Pastoral da Pessoa com Deficiência: uma Igreja mais inclusiva e acolhedora!

Paróquia de São Benedito em Salto
Cecília, com o marido e filhos, é especialista em educação especial e fala da iniciativa da igreja (reprodução facebook)

Veja artigo da pedagoga Cecília sobre a criação da Pastoral da Pessoa com Deficiência na Paróquia de São Benedito em Salto: um baita exemplo de inclusão, evangelização e respeito 

Cecília Vicente Mezzalira da Rocha*

Ao longo do tempo e da história, têm ocorrido muitos avanços na participação de pessoas com deficiência em nossa comunidade católica, em função da visibilidade de seus direitos, como o primordial que é a garantia da acessibilidade arquitetônica e comunicacional. Esse processo de sensibilização e conscientização em favor de uma Igreja mais inclusiva e acolhedora tem ocorrido gradativamente no cenário mundial, brasileiro e em nossa querida diocese de Jundiaí.

Em Salto (SP) temos mais de 7.666 irmãos, pelo censo 2010 do IBGE, com algum tipo de deficiência, sabendo que a estimativa de 2021 é de 8.775 pessoas com deficiência. Portanto, assim como esses cidadãos têm direitos a vida, a moradia, aos estudos, ao trabalho e ao emprego, ao esporte, ao lazer, tenha também o direito à comunicação evangelizadora e a vivenciar a sua fé com alegria e dignidade, com respeito, zelo e amor, necessário para que todos tenham oportunidades iguais de ocuparem seus espaços na vida religiosa.

No que diz respeito ao papel da Igreja no processo de inclusão do público com deficiência, já temos pequenos avanços, porém significativos. Já pode ser percebida uma mudança na maneira de ver a pessoa com deficiência como agente capaz de ser protagonista de sua própria história. O caminho até se alcançar a plena inclusão, é longo e exige um trabalho em conjunto entre todas as pessoas envolvidas neste contexto: pastoral, igreja e leigos.

O nascimento de uma Pastoral quer anunciar o evangelho a todas as pessoas, rejeitando uma imagem piedosa ou paternalista, em que se projeta a deficiência como um prêmio ou castigo. Neste sentido, a pastoral deverá promover ações para que seja criada uma cultura de acessibilidade na Igreja e para que haja a ampliação desses espaços de participação e atuação de pessoas com deficiência como as missas, as catequeses e encontros de formação para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas com recursos de acessibilidade, audiodescrição, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros.

“As pessoas com deficiência são tesouros capazes de renovar as nossas comunidades cristãs”. (Papa Francisco)

* Pedagoga, especialista em psicopedagogia e educação especial, membro ativo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência há 11 anos, servidora pública municipal na Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania à frente dos Conselhos Municipais de Direitos desde 2013 até os dias atuais.

Quer acompanhar as ações da Paróquia de São Benedito de Salto? Clique no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/SaoBeneditoSalto/

Veja nosso instagram. Clique aqui.

Também já mostramos outras iniciativas para melhorar a comunicação durante a missa.

Paróquia de São Benedito de Salto
Que tal acompanhar o canal da paróquia no Youtube?