Prepare-se: vem chuva, temperatura perto de zero e até geada nos próximos dias em Salto

blog do nelson lisboa Salto
Frio intenso traz consigo a preocupação de quem mora nas ruas ou em ocupações da cidade

Massa de ar polar deve trazer ao sudeste temperaturas baixíssimas; Sul deve ter neve e até -25º C em alguns pontos

Prepara-se: o Brasil deve enfrentar nesta semana a pior onda de frio do século XXI, segundo os especialistas.
Para Salto estão sendo esperadas chuvas na quarta-feira e temperaturas baixíssimas, próximas de zero, no decorrer desta semana, como na sexta-feira.
Segundo especialistas, a massa de ar frio de origem polar terá grande intensidade, com magnitude raramente vista na história recente.
Eles dizem que o Brasil enfrentará muitos dias consecutivos com temperatura média diária (calculada pelas mínimas e máximas) excepcionalmente baixas ao longo do dia todo e não apenas pela manhã ou à noite.
O período de quarta até o sábado deve ser o mais gelado com máximas bastante baixas no período da tarde.
Enfim, para quem imaginou que o frio já tinha passado e guardado as roupas de cama e de uso diário mais pesadas, será preciso resgatá-las do guarda-roupa.
Há possibilidades de geada e é preciso proteção máxima contra o frio intenso, para que problemas de saúde não nos atinjam.

Socorro a quem vai passar frio

A Secretaria da Ação Social da Prefeitura promete um cronograma de ação para ajudar os moradores em situação de rua que fazem uso do abrigo do Jardim 3 Marias (afinal, o local está pertinho do Córrego do Ajudante e do Rio Tietê) e apoiar outros cidadãos mais necessitados.
Sendo assim, é fato que junto com o frio vem algumas questões para todos que podem fazer algo em prol do irmão que vai sofrer muito nos próximos dias:

– Assim como no enfrentamento da pandemia, onde todos devem cuidar de todos, o frio também exige solidariedade. Entidades, igrejas, poder público e quem pode ajudar, a hora é agora.

– Salto tem a ocupação do Jardim Marília, com mais de 100 famílias, com muitas crianças e idosos. Há no local muitas casas feitas de chapas ou de forma precária. O socorro tem que chegar a eles.

– A ocupação na Estrada da Rocha Moutonnée também tem várias famílias, perto da Papel, em habitações bastante carentes.

– Há famílias no Jardim João Jabour, perto do Córrego do Buru, em casas bastante carentes. Há crianças e idosos que correm risco caso o frio intenso se confirme.

– Há família e pessoas na Rodovia do Açúcar, perto do condomínio Terras Romanas, em casas improvisadas e carentes;

– Há moradores de rua que ainda não aceitam a ajuda e que precisam ser contatados.

– Há muitos moradores na zona rural que precisam ser orientados e auxiliados no que precisarão para suportar o frio.

– Há muitas famílias carentes nos jardins União, São João, Marília, Cidade, que precisam ser abordadas, orientadas e apoiadas no que precisarem.

Enfim, além das ações que o Poder Público vai fazer, por meio da Secretaria da Ação Social, conforme a Assessoria de Imprensa divulgou em postagens da Prefeitura, a situação exige empenho das entidades, das igrejas, das empresas e dos cidadãos que podem ajudar quem vai passar frio, com certeza, pela situação.
Solidariedade aquece contra o frio, não é mesmo?

blog do nelson lisboa Salto
População rural, especialmente a mais carente, deve ser orientada e apoiada (reprodução)

 

Saiba como ajudar quem está nas ruas

Viu alguém nas ruas? Aborde e oriente a procurar o centro de acolhimento da Prefeitura, no Jardim 3 Marias, perto da sede da GCM.

Ligue 4029-3031 e peça ajuda à GCM para que venha orientar e auxiliar essa pessoa em situação de rua. O telefone da Secretaria da Ação Social é o 4028-0823.

O local de acolhimento das pessoas em situação rua pode abrigar até 30 pessoas com barracas individuais.

No local, elas terão condições de cuidar da higiene pessoal e receberão alimentos e espaço para dormir. O acolhimento começa às 18h.

blog do nelson lisboa Salto
Oriente as pessoas em situação de rua a procurarem o centro de acolhimento no Jardim 3 Marias, perto da GCM (arquivo)

Quer comentar? Visite nosso facebook.

Veja uma reportagem do Blog do Nelson Lisboa sobre o desafio social que é a população em situação de rua. Clique aqui.