Professor de história escreve ao blog criticando ataque ao hip hop em Salto

blog do nelson lisboa Salto
Ataque a uma obra de arte do grafite não é compreensível (divulgação)

Nosso amigo, o professor de história, Chell Oliveira, nos enviou o texto abaixo, lamento um ataque inaceitável à arte do grafite, do hip-hop, que foi feita no Madre Paulina, em Salto.
Confira:

“Ataque ao Hip Hop Salto!

Olha só o exemplo das pessoas que se dizem “cidadãos de bem”. Pois, pelo ato, a gente já pode imaginar de onde partiu essa ação.

Ontem os grafiteiros contemplados pelo edital da Lei Aldir Blanc realizaram suas atividades no local determinado pela Secretaria de Cultura, sendo no bairro Madre Paulínia.

Assim que eles iniciaram seus trabalhos já foram surpreendidos por três viaturas da PM – três viaturas da PM para abordar grafiteiros – artistas – num edital da própria prefeitura – em plena luz do dia.

Abordaram, pediram documentos, pressionaram perguntando se tinham “passagem”, e somente após conversar com um responsável da Secretaria é que foram embora. Mas enfim, já tinham feito tudo o que fosse necessário para que o constrangimento fosse por completo – “a pedido de moradores”.

Dentre os grafiteiros, que são amigos meus de longa data estão: artesãos, professores, artistas plásticos, profissionais da arte, trabalhadores. Vocês imaginam essa cena com artistas em qualquer outra galeria que não fosse a rua, pois a galeria do grafite é A RUA!!!!

Enfim, passado tudo isso, o companheiro Adelson Andrade resolveu fazer duas homenagens com sua arte a duas personalidades da arte, um da música e outro do esporte, que recentemente fizeram sua partida desse plano. Sendo o sambista Ubirany, e o jogador Diego Maradona, um dos maiores do samba e um dos maiores do futebol.

E aí, retorno ao início do meu texto, onde indico o “cidadão de bem”, aquele mesmo que nós passamos a conhecer após as eleições de 2018, que prega um discurso acirrado sobre moralidade, sobre “Deus, pátria e família”, que está totalmente adoecido – que fica difícil falar uma outra palavra no momento, provavelmente foi quem fez isso com a arte de uma pessoa que dedicou tempo, estudo e dinheiro para fazer.

E eu digo adoecido, pois de certo a pessoa fez isso com a imagem de Diego Maradona, muito provavelmente por Diego, ao longo da sua vida ter se colocado ao lado, e na defesa de pautas que defendem a liberdade, a justiça e a igualdade.

Enfim, seguimos em luta e sabemos que as coisas já vem mostrando os seus efeitos, há muito tempo atrás era muito comum isso acontecer, e por um bom período alcançamos o devido respeito, porém, escolhemos mal, ou até mesmo muitos de nós ficaram omissos, quando por vezes reivindicamos pelos nossos direitos, pela defesa do nosso movimento. Não adianta correr com o inimigo achando que terá benefício individual, o opressor será sempre opressor, e cabe a nós unicamente a união e a luta em coletividade, caso contrário, o que nos resta é opressão!

Minha solidariedade ao irmão Adelson, sua grandeza como ser humano é maior que tudo isso.

“Sonha e serás livre de espírito… Lute e serás livre na vida!”

 

Quer conhecer um pouco mais do Chell Oliveira? Clique aqui.