Profissionais Hospital Monte Serrat intensificam medidas preventivas contra o Covid-19 – novo coronavírus

blog do Nelson Lisboa Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar
Ações conjuntas do IBDAH e da Prefeitura para o enfrentamento do coronavírus

As medidas preventivas contra o Covid-19 seguem a todo vapor no Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat. Além de um novo ciclo de treinamento para os profissionais de saúde, a equipe de higienização está intensificando ainda mais os processos de limpeza em toda unidade hospitalar.
Engana-se quem acha que a higiene das paredes, leitos, banheiros e todos os setores só acontecem nos turnos matutino e vespertino. No período da noite, a equipe está lá fazendo uma ação crucial contra o Covid-19: a higienização.
Mara Carriel, coordenadora do setor de higienização do hospital, garante que a equipe é comprometida. “Temos uma equipe comprometida com a excelência no serviço de higiene e, nesse momento, a dedicação de todos é surpreendente. Eles estão trabalhando ativamente nos três turnos (manhã, tarde e noite) higienizando desde computadores e maçanetas a pisos e paredes. Trabalhamos alinhados com o manual de normas, rotinas e protocolos, um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a prevenção e detenção do vírus”, garantiu.
As agentes operacionais do setor de higienização, Maria de Lourdes Souza e Thamires Gonçalves afirmam que todos os profissionais estão engajados na higienização correta.

“Nossos esforços são para que tudo fique limpo, afirmou Maria de Lourdes. A colega Thamires Gonçalves acrescentou: “É um trabalho em equipe que envolve orientações e higienização para que a gente consiga vencer essa fase”.
O coordenador da pediatria, Cláudio Terasaka, lembra que higienização é um processo importante de desinfecção. “Queremos agradecer a dedicação de todos os profissionais, em especial, a equipe de higienização. Eles estão se dedicando cada dia mais ao trabalho. Estamos vivento um momento preocupante que envolve união e conscientização e aqui todos nós temos”.
TENDA – Paralelo aos treinamentos para os profissionais da saúde e medidas preventivas de higienização, outra ação importante foi a instalação de uma tenda na área externa do Hospital Monte Serrat. O objetivo é realizar um pré-atendimento para os pacientes.
O diretor técnico da unidade, Renato Cassani, destaca a importância da tenda. Segundo ele, os pacientes serão avaliados previamente na tenda e, posteriormente, encaminhados para os especialistas de cada caso. Pacientes com febre e/ou queixas respiratórias serão encaminhados da tenda para um espaço, separado, onde se realizará o acolhimento, triagem da enfermagem e atendimento médico.
“Após esse atendimento o paciente poderá seguir três caminhos: o primeiro é a alta com orientação para tratamento domiciliar; o segundo é medicação em local apropriado já instalado sob a supervisão do nosso CCIH e internação com isolamento respiratório, dependendo da gravidade do quadro clínico; na terceira opção, onde há grave quadro de insuficiência respiratória, os pacientes darão entrada pela emergência do OS”, esclareceu Renato Cassani.
Além dessas ações citadas, a Prefeitura de Salto iniciou, na segunda-feira (23), a lavagem e higienização com hipoclorito de sódio. A ação é realizada nos espaços públicos onde ocorrem maior circulação de pessoas.

E há esforço extra para manter a limpeza urbana com a varrição e coleta de lixo das ruas, calçadas e praças. O primeiro local a receber o serviço foi o Terminal Rodoviário de Salto. Os entornos das unidades básicas de saúde, Praça XV de Novembro e Avenida Dom Pedro II – Calçadão, também receberão o serviço.
A higienização dos espaços públicos, é feita através da concessionária de limpeza urbana CSO Ambiental, com auxílio da Defesa Civil de Salto.

O serviço é realizado com água bruta, que não é indicada ao consumo humano.
Acesse: www.ibdah.com.br