Qual a origem do mau cheiro que atinge parte da cidade?

Eucatex de Salto
Troca de equipamentos por outros mais modernos geraram o odor que tem atingido bairros próximos até que o sistema de normalize (reprodução)

Diversos cidadãos têm relatado ao Blog um forte odor em alguns horários do dia, em uma ampla região; Secretaria do Meio Ambiente explica

Há alguns dias temos recebido reclamações de moradores de vários bairros de um forte odor em alguns momentos do dia, que irrita olhos e narinas.

Falamos com o secretário do Meio Ambiente, Flávio Garcia, que já na semana passada havia estado na empresa Eucatex para apurar o problema. O secretário afirma que o problema já havia ocorrido em 2021.

Segundo ele, o odor vem da empresa Eucatex e, na visita à empresa, tomou conhecimento da ampliação e modernização do sistema de tratamento de efluentes da linha de produção, com a recente ativação de uma nova lagoa de rejeitos.

Flavio diz que a empresa informou que por se tratar de um tratamento biológico (através de bactérias), é preciso aguardar alguns dias, para que o sistema esteja estabilizado, eliminando completamente o odor que vem incomodando a população e garantindo uma melhor qualidade no tratamento final do efluente que é despejado no Rio Jundiaí. “Seguiremos monitorando a situação, que também vem sendo acompanhada de perto pela CETESB”, aponta o secretário.

A empresa Eucatex deve divulgar uma nota a respeito da questão e, assim que nos chegar, a matéria será atualizada.

Em novembro do ano passado o problema também ocorreu.

Quer comentar? Visite nosso facebook, clicando aqui.