Que tal uma escola “pet friendly”? Projeto estadual permite cães na sala de aula

Será que uma Escola pode adotar um cachorro e permitir que ele interaja com seus alunos? As escolas podem ser “Pet Friendly”?
Exemplos de sucesso não faltam no Brasil e no exterior, o que nos remete a pergunta:
Por que cachorros AINDA não estão fazendo parte do dia a dia das escolas em todo o Brasil?

blog do nelson lisboa Salto
Deputada quer que as escolas possam ter os cães como auxiliares no processo de aprendizagem (divulgação)

 

Pensando nisso a deputada estadual Leticia Aguiar apresentou um projeto de lei que permite ao Governo do Estado implantar um programa de Educação Mediada por Animais para que o Estado aplique em todas as escolas paulistas, o Projeto Amicão já foi aprovado em duas comissões da Assembleia Legislativa.

Segundo a Assessoria de Imprensa da deputada, a presença de animais de estimação em sala de aula já é utilizada com sucesso e traz diversos benefícios, educando crianças e jovens sobre a necessidade da conscientização com relação ao combate a crimes contra os animais de estimação, respeito e proteção dos animais, a aprendizagem e o desenvolvimento das funções cognitivas dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais, bullying, e até o desenvolvimento do senso de responsabilidade.

O projeto chama-se Amicão e prevê a criação de uma Educação Mediada por Animais, em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação nas escolas paulistas e transformando o ambiente escolar em um “Pet Friendly”, foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O projeto de lei 853/2019 aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Redação e pela Comissão de Educação e Cultura. O projeto agora está na Comissão de Finanças e Orçamento, antes de seguir para análise de todos os deputados e votação em plenário.

Entenda – EMA é um recurso pedagógico inovador, busca compreender como pais e professores analisam a contribuição do cão, a partir do processo de terapia mediada, para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções cognitivas dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais.
Conheça e contate a deputada autora do projeto clicando aqui.
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