SAAE ainda não sabe origem da carga orgânica que parou ETA João Jabour

Abastecimento de água em Salto
Equipes estão trocando o terceiro filtro para ampliar serviços na ETA (A.I.SAAE)

Região Noroeste ficou sem água no feriado de 3ª feira após carga orgânica surgir e população sofreu impacto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto segue investigando a origem da descarga irregular de matéria orgânica no ribeirão Buru, na terça-feira, dia 15, que exigiu a parada do serviço de captação, tratamento e distribuição de água para as milhares de pessoas que moram na região Noroeste.
A equipe identificou a carga orgânica trazida pelo ribeirão, provavelmente em virtude da chuva do dia anterior e precisou parar o serviço, até que a mancha poluidora passasse. Foram mais de 12h com todo o sistema parado.

3º filtro da ETA João Jabour está sendo trocado

Começou ontem, na ETA João Jabour, a troca do terceiro de quatro filtros do local. O serviço visa trocar os equipamentos, que são os mesmos desde a inauguração da ETA no final dos anos 90.
Eficiência – Os quatro filtros da ETA João Jabour estão sendo trocados neste ano com o objetivo de trazer mais eficiência ao sistema de filtragem e aumentar a vazão de água tratada para distribuição à região noroeste de Salto.
O SAAE diz que cada filtro leva cerca de 20 dias para ser instalado, e a previsão é que este esteja pronto já na semana que vem. Toda a obra de substituição dos filtros da ETA João Jabour deve ser concluída até o final de dezembro.

Sobre a qualidade da água servida em Salto, em março de 2022, o SAAE emitiu nota garantindo a segurança do serviço ofertado.

Quer comentar a matéria? Então que tal visitar nossas redes sociais, clicando aqui?