Sala para visita virtual implantada no Hospital Monte Serrat representa o amor e o cuidado da equipe com pacientes e familiares

blog do nelson lisboa Salto
Ação do IBDAH em Salto ajuda no contato da família com os pacientes (divulgado)

A equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, acredita que a manutenção do elo afetivo entre familiares exerce papel fundamental durante o tratamento.
Em tempos de pandemia, o Intituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH – implantou a Sala Virtual, um novo ambiente que acolhe ainda mais e mantém o vínculo afetivo entre familiares e pacientes internados no HMS, já que nesse período de pandemia do Covid 19, as visitas estão suspensas, visando a prevenção.
Importante lembrar que mesmo antes da Sala Virtual, os profissionais do Serviço Social do HMS, já atuavam transmitindo informações para as famílias dos pacientes internados, mas, com essa nova ferramenta em funcionamento, o contato entre paciente e familiares se torna mais acolhedor.
O funcionamento da Sala Virtual se dá através do agendamento por parte da equipe do hospital que programa um horário com a família para estar no hospital, e nesse ambiente aconchegante, preparado com muito carinho, acontece o encontro virtual, onde o familiar pode ver, ouvir e conversar com o ente querido.
João Araújo enfermeiro da unidade garante que “todo o processo na Sala Virtual entre paciente e familiares é feito com muito amor, atenção e carinho porque sabemos da importância de manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que de forma virtual, o que contribuirá de maneira positiva para o restabelecimento da saúde deles. Ouvir e ver que tem uma pessoa especial do outro lado da tela fortalece e motiva o paciente a enfrentar a doença”, informou.
Gratidão – O paciente Manoel Vitor Gonçalves, 56 anos, quando chegou no hospital no dia 29.08 com tosse, coriza, falta de ar e cefaléia, após atendimento médico foi internado. Com a Visita Virtual ele teve a oportunidade de rever parte da família que ele não tinha contato presencial desde o seu internamento.
A filha Vanessa Vitor Gonçalves não conseguiu esconder a emoção: “ Ver e falar com meu pai foi uma emoção indescritível. Foi como se ele estivessem aqui do meu lado. Que Deus abençoe todos desse hospital por ter essa ideia de Visita Virtual e alcamar meu coração e com certeza também o coração de meu pai, momento único!”, agradeceu.
Renato Cassani diretor técnico da unidade hospitalar sinaliza que a visita virtual permite o fortalecimento do vínculo entre o paciente e a família.
“Esse contato, essa interação, provoca algo muito positivo, tanto para a pessoa internada, quanto para o familiar que também está ansioso e com saudades. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, (IBDAH), responsável pela gestão do hospital já utiliza a Sala Virtual em outros hospitais onde eles atuam e tem uma excelente avaliação, e aqui também já temos um resultado bastante positivo, afinal é algo inovador voltado para uma assistência de qualidade aos pacientes e familiares ”, garantiu Cassani.
Acesse: www.ibdah.com.br