Vamos falar de Meio Ambiente e dos erros que cometemos achando que é culpa só dos outros?

blog do nelson lisboa Salto
Rio Tietê em Salto: prova de que a gestão do meio ambiente no Estado precisa melhorar muito

Amanhã, dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Com toda a certeza são poucos de nós que param e refletem sobre isso, sobre o meio ambiente!

Quer discutir o tema um pouco? Vamos lá!

Infelizmente todos nós seres humanos temos nossa parcela de culpa por estarmos destruindo o futuro agora, por destruirmos a nossa casa. Sim, somos o único bicho estúpido da natureza que faz isso: destrói a própria casa.

E essa destruição é feita principalmente nos atos individuais de cada um! Veja alguns que atos que nós fazemos que ajudam a destruir o meio ambiente:

– Tomamos banhos demorados, de 15, 20 ou 30 minutos, com a temperatura do chuveiro quentíssima;

– Não fechamos a torneira ao escovar dentes ou lavar a louca;

– Poucas vezes separamos o que é reciclável e damos a destinação correta, mesmo com Salto, com a CSO, sendo uma das cidades mais avançadas nessa questão;

– Não nos preocupamos com a origem do que compramos e compramos sem necessidade. Quantos sapatos você tem? E roupas? Você usa ou precisa disso tudo? Consumismo agride o meio ambiente;

– Usamos o carro ou a moto para tudo, para ir na esquina ou na outra rua. É status, mas destrói o meio ambiente;

– Pouco nos interessamos por assuntos maiores, como queimadas na Amazônia, tráfico de madeiras com carimbo do Ministério do Meio Ambiente, tráfico de animais e por ai vai.

Em Salto, é preciso elogiar e enaltecer: a ação de conscientização, fiscalização, controle e autuação dos crimes ambientes tem melhorado muito.

O novo titular da pasta, Oswaldo Dalla Vecchia tem sido uma grata surpresa pela dimensão e variedade dos trabalhos feitos.

Parabéns para ele e sua equipe no combate a queimadas, no combate a terrenos baldios que viram lixões e incomodam a todos, por fiscalizar ocupações irregulares, plantar mais árvores, construir novos programas, como o que recolhe seringas com agulha (Veja a matéria clicando aqui).

Mas há desafios, como ampliar as campanhas de conscientização, melhorar a coleta de seletivos em alguns bairros (Vila Martins, onde moramos, por exemplo, não tem a coleta seletiva e o bairro tem mais de 4 anos), exigir e estimular o plantio de árvores, ser mais rigoroso com os loteamentos, fiscalizar as indústrias. São desafios imensos que o novo secretário e o novo prefeito sabem que enfrentarão.

Mas nós saltenses também precisamos melhorar:

A – Jogando o lixo corretamente nos contêineres.

B – Separando o reciclável e dando a destinação certa.

C – Evitando usar carro sem precisar.

D – Não fazendo do terreno vizinho um lixão a céu aberto.

E – Não fazendo ligação clandestina de esgoto da minha empresa ou casa.

F – Plantando uma árvore em frente de casa.

No âmbito estadual, lamenta-se muito a situação do Rio Tietê, que segue triste, quase sem vida, “parecendo que chora”, ao sair da capital e caminhar para o interior com sua carga de poluição mortal. Isso com a conivência estadual e federal. E o silêncio dos municípios.

No âmbito federal, bem, basta lembrar que o atual ministro, Ricardo Salles, quando esteve em Salto, ainda secretário estadual, prometeu mundos e fundos e pouco ou não aconteceu. E lá em Brasília “vamos passando a boiada”, enquanto sofremos e morremos com a Covid-19.

(Nelson Lisboa)

Quer comentar? Visite nosso facebook e deixe seu comentário. Clique aqui.