Você já ouviu falar do conceito de Urban Jungle?

blog do nelson lisboa Salto
especialista fala das tendências de decoração com plantas no paisagismo (divulgação)

A pandemia do novo Coronavírus fez que com a maioria das pessoas vivesse um verdadeiro turbilhão de emoções, que incluem a difícil adaptação ao isolamento, o tempo extra passado em casa, a realidade do trabalho remoto e até a ansiedade pela vacina.
Entre tantos novos hábitos, um virou o preferido de muita gente: a dedicação no cultivo das plantas.
“Como as pessoas estão mais tempo dentro de suas casas, elas passaram a dar uma atenção especial para coisas que não conseguiam na rotina normal”, esclarece Gerson Junior, proprietário da Império dos Vasos & Flora, loja especializada em plantas ornamentais paisagismo de interiores, localizada em Sorocaba/SP.
“Esse período serviu para muita gente ‘virar a chavinha’ e começar a se interessar pelo cultivo de plantas. Quem já tinha uma intimidade, aproveitou para intensificar”.
A busca foi tão grande na Região Metropolitana de Sorocaba, que a Império dos Vasos precisou se movimentar para atender a alta demanda. O resultado foi visto no faturamento.
A empresa registrou aumento de 25% em relação ao que vendia antes da pandemia. “A procura pela companhia das plantas foi tão intensa que o movimento recebeu o nome de Urban Jungle, uma tendência de decoração que consiste em incluir plantas no paisagismo de interiores como uma forma de resgatar o contato com a natureza”, explica o empresário.

Plantas são boas companheiras

Para compreender essa repercussão, é preciso saber que a utilização de plantas na decoração de interiores vai mundo além do ornamental. “O consumo aumentou consideravelmente durante a pandemia porque esse é um mercado que caminha lado a lado com a emoção. Além da beleza, as plantas têm uma importante função terapêutica. Ouvimos constantes relatos de nossos clientes que conseguiram controlar a ansiedade neste período de pandemia, cuidando das plantas compradas aqui”, relata Junior.

Como começar?

Diversos tipos de plantas são fáceis de ser cultivadas dentro de casa, mas Junior dá uma dica importante aos iniciantes: “Planejamento e alguns cuidados básicos são fundamentais”, orienta. “Indico plantas com mais folhagens e, preferencialmente, com folhas mais espessas, pois exigem menos rega e se adaptam bem em qualquer ambiente”, diz o especialista que indica para os que desejam trazer um pouco do meio ambiente para o dia a dia, plantas como Pacova, Espada de São Jorge e Zamioculcas.
Junior ressalta que não há receita de bolo, há atenção e cuidado, como ter um animalzinho de estimação. As plantas também são seres vivos e precisam estar no ambiente adequado, recebendo luz, água e podas regularmente. Dessa forma, elas se mantêm saudáveis e duram por muito mais tempo.

Veja o face da loja, clicando aqui.