Você sabe como evitar escorpiões e como agir caso haja acidente?

Acidente com escorpião em Salto
Escorpião adulto encontrado em casa na Vila Martins, em Salto

É cada vez mais comum os cidadãos encontrarem em suas casas escorpiões. Infelizmente, onde há 1 escorpião, há mais outro (ou outros), porque ele é um animal que não vive sozinho.
Pensando nisso, trazemos abaixo algumas dicas para ajudar você a dificultar o surgimento deste animal e, o que fazer diante de sua presença ou de um acidente (dolorido demais) com esse animal. Quem é picado por ele, conforme seu estado físico, pode ter complicações e até óbitos.
Segundo dados da Sucen de São Paulo, no Brasil, em 2019 ocorreram 154.812 casos de acidente por escorpião e destes, 28.116 casos no estado paulista.
Nos últimos 10 anos houve um aumento de acidentes com este animal passando de 4.392 ocorrências em 2007 para 21.713 em 2017.

escorpiões mais comuns no Brasil

Onde vivem?

Cartilha da Superintendência de Controle de Endemias, que você pode baixar, em link no final da matéria, diz que o escorpião vive na natureza em frestas de rochas, cascas de árvores, tronco em decomposição, sob pedras, folhas e tocas para se esconderem dos seus principais predadores naturais.
Eles vivem sempre em locais com temperatura e umidade ideais para sua sobrevivência e reprodução, além de aproximá-los de suas presas, principalmente: baratas, grilos, larvas de insetos e aranhas.
Eles vivem também nas cidades, em restos de materiais de construção, madeiramentos, vãos de janelas/portas/assoalhos, frestas de muros/paredes, entulhos, terrenos baldios, túmulos em cemitério, dentro de sapatos, toalhas penduradas em banheiro, entre outros.
Alguns desses locais têm alimentação disponível, já que esse animal tem características de ficar onde há maior oferta de presas, como por exemplo, baratas e água.

Como controlar?

O controle desse animal no meio urbano é essencial para evitar acidentes.
A Sucen diz que é fundamental o “manejo do ambiente”, retirando-se tudo que possa facilitar sua existência, permanência e proliferação.
A base do controle baseia-se na remoção dos 3 As:
•Abrigo – evitar acúmulo de material que possa servir de abrigo para o escorpião;
•Alimento – manter sempre limpo o imóvel, evitando principalmente as baratas;
•Acesso – impedir o acesso do aracnídeo ao imóvel.

Foi picado? E agora?

Se você ou alguém da sua casa for picado por um escorpião, a recomendação básica é:
– Mantenha a calma;
– lave o local com sabão e água corrente
– leve a vítima para um serviço de urgência e emergência. Em Salto pode ser um Posto de Saúde mais perto se for durante o dia ou ao Pronto Socorro, se for à noite e finais de semana;
– socorro mais rapidamente possível se a vítima picada for criança menor de 7 anos ou idoso com mais de 60 anos;
– no trajeto ao Hospital mantenha o local picado limpo e virado para cima;
– não estoure eventuais bolhas e nem faça compressas.

Quer mais dicas? Acesse a cartilha abaixo

https://www.saude.sp.gov.br/resources/sucen/homepage/downloads/arquivos-sobre-escorpiao/cartilha_sindicos_de_condominios.pdf

Visite nosso facebook. Clique aqui.

 

AGRADECIMENTO

Nosso agradecimento à equipe da Secretaria Municipal do Ambiente de Salto pelo envio da cartilha com dicas para enfrentar a questão.