Você sabe o que fazer com seu PET nos dias quentes?

cuidado com seu pet no verão
É preciso atenção com o pet no verão para não ter problemas com a temperatura elevada (reprodução)

Então se liga nesse artigo que mostra que o clima quente afeta, também, os animais de estimação

O verão chegou. Além das chuvas, há a temperatura sempre elevada, acima dos 30º C. Isso exige cuidado das pessoas e também para com os animais de estimação, que também sofrem com o impacto das altas temperaturas.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora Doutora Janaína Duarte, a hipertermia e as queimaduras nas patas são os problemas mais comuns dessa época do ano. “Assim como as pessoas, os pets têm reações às mudanças climáticas e precisam de cuidados especiais para manter o bem-estar”, afirma a docente.
Cães e gatos possuem poucas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e a maior parte delas está nos coxins plantares (as almofadinhas das patas). A transpiração não ocorre pela pele, como no caso dos humanos, e a eliminação do calor acontece por meio da respiração ofegante. No caso dos felinos, as lambidas pelo corpo ajudam a manter a temperatura estável.
Em casos hipertermia, os animais podem sofrer com vômitos, paradas cardíacas e, em quadros graves, correm o risco de morte. Os primeiros sinais são a ofegação constante, hipersalivação, batimento cardíaco acelerado, pele muito quente, entre outros. A docente da Anhanguera destaca as principais dicas para proteger animais de estimação do clima quente do verão.
Hidratação. Os pets precisam de água limpa e fresca de forma abundante, portanto, é preciso fazer a troca constante dos potes para que os animais continuem hidratados ao longo do dia. Colocar pequenas pedras de gelo são uma alternativa para conservar o frescor.
Passeio. Os horários com menor incidência solar são ideais para os passeios na área externa, como antes das 10h ou depois das 16h. O alerta principal é para a temperatura das calçadas e do asfalto na hora de sair com os pets. Para isso, o indicado é verificar com as próprias mãos se há conforto térmico no chão para evitar queimaduras nas patinhas.
Banho. A rotina de banhos deve ser reforçada no verão, para evitar o acúmulo de sujeira e parasitas, como pulgas e carrapatos. O aconselhado é que a higienização aconteça, pelo menos, uma vez por semana ou quinzenalmente. Lavar os cães com mangueiras no quintal é recomendado para aliviar o calor, porém, é importante ter cuidado para que não entre água nas orelhas do animal, pois pode gerar um processo inflamatório e/ou infeccioso.
Tosa. O senso comum leva tutores a realizar a tosa em cachorros de pelos longos, porém, essa ação deve ser avaliada por um médico veterinário graduado. A pelugem age para regular a temperatura do corpo e, em alguns casos, o recomendado é apenas uma escovação diária para retirar os pelos em excesso.
Abrigo. Cães e gatos, assim como outros pets, precisam ter acesso a um local com sombra e boa ventilação. Se os animais ficam dentro de caso, é importante manter ventiladores (não colocar diretamente na face do animal) ou o ar-condicionado ligado nos horários de pico de calor.
Alimento gelado. É possível oferecer frutas geladas ou congeladas na forma de sorvete para que possam se refrescar, desde que a base seja a água filtrada e sem a adição de açúcar. As opções mais recomendadas para os pets são a laranja, o mamão, o melão, a melancia, o morango, a pêra e a banana. “Trata-se apenas de um petisco e não deve substituir a refeição e nem serem dadas em excesso”, afirma a docente.
Quer visitar nosso facebook? Clique aqui.

Sempre tem novidades para o seu pet. Relembre essa reportagem diabetes em cães e gatos