Você sabia que quem abandona ou maltrata animais comete crime e pode ser preso?

cães abandonados nas ruas
Cachorras com crias e animais abandonados são encontrados na zona rural e bairros como Vila Martins, em Salto

Infelizmente o problema tem aumentado muito em Salto, segundo fontes ouvidas; Zoonoses ressalta que abandono é crime

Andando pelas ruas de Salto, especialmente da zona rural e bairros mais afastados é possível verificarmos um grave problema: o aumento de cães abandonados por seus donos irresponsáveis.
Quem abandona um animal, se flagrado e denunciado, pode responder criminalmente pelo ato perante a Justiça e qualquer denúncia deve ser feita Às forças policiais, como PM ou GCM.
Em Salto, uma voluntária que atua na causa animal, diz ao Blog do Nelson Lisboa que o problema é grave e tem aumentado muito nos últimos meses. Ela revela aumento de cães abandonados em locais como
Jardim Buru
Iracema
Santa Cruz
Avenida Walter Nardelli,
Região do Ribeirão Piraí, dentre outros.
A voluntária, que faz brechós e rifas para arrecadar fundos e reverter em compra de rações para cães de rua ou instalar casinhas em locais de maior concentração da população de rua, afirma que o problema é grave.

 

“Quem abandona ou maltrata pode até ser preso”, diz Zoonoses

 

A equipe de Zoonoses de Salto afirma ao Blog que não é possível afirmar que há aumento da população de rua, mas reconhece que a prática do abandono é constante.
O órgão comemora o aumento de denúncias, e em alguns casos como resultado a prisão de pessoas envolvidas em abandono e maus tratos a animais.
Segundo a equipe, os animais que estão nas ruas nem sempre estão abandonados, pois algumas pessoas ainda têm o habito de permitir o acesso dos animais as ruas e sem monitoramento para passeios sozinhos ou para os animais fazerem suas necessidades, o que chamamos de “animais semi-domiciliados”, prática essa que também caracteriza falta de guarda responsável, pois esses animais podem ser atropelados, brigar com outros animais ou até atacar transeuntes.
Quanto aos locais mais comuns de abandono de animais, a equipe afirma que isso ocorre com mais frequência em aéreas com poucas habitações e pouco tráfego de pessoas, pois nessas localidades a possibilidade de o criminoso ser flagrado é menor.

O que diz a lei?

Abandono de animais é crime, sendo passível de prisão, legitimado pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
“O que as pessoas devem fazer é acionar e informar as autoridades policiais em caso de abandono, pois trata-se de um crime”, orienta a equipe da Prefeitura.

Visite a página da ONG Ajuda Anjos de Salto, clicando aqui.

A nossa rede social está aqui. Clique aqui.

Já mostramos outras vezes, o problema dos animais abandonados.