E o seu pet, o que fazer para cuidar dele no inverno?

Cachorro e gato no frio
É preciso cuidar bem do nosso cão ou gato para que não sofram nos dias frios (fotos: reprodução)

O frio chegando, a gente costuma pensar em nossa proteção; mas, e os cães e gatos, como protege-los?

Com base nessa questão, colhemos na internet (veja sites no final) algumas dicas bacana para ampliar o conforto do seu pet no inverno.
Mesmo sendo animais com pelos, os gatos e cachorros precisam estar protegidos para que o frio não os afete, podendo trazer complicações.
Dicas

– Vacine o pet contra a gripe – A gripe também atinge os cães, que podem desenvolver o vírus mais facilmente em épocas frias. Mantenha a vacinação em dia e consulte um veterinário caso o animal comece a apresentar os sintomas da doença. Invista nas vacinas recomendadas por seu veterinário, incluindo as que protegem contra gripes e verminoses.

– Agasalhos – Mantenha seu animal sempre agasalhado nos dias de frio mais intenso. O uso de roupas é recomendado por veterinários e devem ser adequadas ao seu cão, não dificultando sua movimentação. A roupa deve estar sempre limpa para evitar infecções.

– Casa – A dica de manter a casa aquecida também vale para os pets. Saiba que o cachorro sente mais frio durante a noite. Reforce a cama do cão com cobertores.

– Passeios – Evite sair com o animal nos horários de maior frio. Priorize os horários com maior incidência do sol. Evite passeios em dias de ventos frios. Eles podem causar inchaço do ouvido e até hipotermia, cujos sintomas são: hipotensão, falta de oxigênio, diminuição da frequência cardíaca, tremores, perda de consciência e rigidez muscular.

Banho – Após o banho, seque devidamente a pelagem do cachorro, evitando-se assim a proliferação de bactérias e a hipotermia. A tosa deve ter mais tempo entre uma e outra, mantendo-se as tosas higiênicas. Outra dica é usar água morna no banho e faça a secagem completa.

Casinha – Se o seu cão fica na área externa, compre uma casinha para ele, para o proteger ainda mais nos dias frios. A casinha deve ser posta em um local coberto e protegida da chuva e do sol.

Exercícios – É importante manter a rotina de passeios e exercícios do seu cão. Priorize os horários de mais sol ou calor e estimule a brincadeira em casa, com o uso de bolinhas, cordas e outros brinquedos. Gatos adoram varinhas, ratinhos e outros brinquedos interativos. Outro item fundamentar para a prática de exercícios e a distração dos gatos é o arranhador. Tenho um sempre disponível para manter seu pet relaxado e saudável.

Alimentação – Os pets também sentem mais fome no inverno. A temperatura mais baixa faz com que o corpo gaste mais energia para se manter aquecido e funcionando. Não há nada de errado em dar um pouco mais de alimento ou petiscos durante a estação mais fria.

Pet shop – Procure sempre os produtos em uma pet shop de confiança, com profissionais à sua disposição para auxiliá-lo no que é melhor para seu pet.
Recomendamos em Salto a loja Rei Pet (clique aqui e visite o facebook da loja), que tem a mais completa linha de produtos, rações e serviços para o seu animalzinho, ainda mais neste inverno. A loja fica na Rua Rodrigues Alves, 515, no centro de Salto.

Visite a loja e se surpreenda com o carinho para você e seu animal. AH! Diga que viu a dica aqui em nosso site.

Fontes consultadas: www.petz.com.br e www.blog.cobasi.com.br.

PERGUNTAR NÃO OFENDE!

Salto tem algum projeto público para diminuir a população de animais nas ruas e de auxiliar os que vivem nas ruas, nos dias frios?

O que você acha? Clique aqui e deixe seu comentário em nosso facebook.

Cachorros de rio no inverno
Você já parou para pensar no frio que castiga os animais de rua?

Compartilhe este conteúdo em sua rede social favorita

Deixe um comentário