E o seu pet, o que fazer para cuidar dele no inverno?

Cachorro e gato no frio
É preciso cuidar bem do nosso cão ou gato para que não sofram nos dias frios (fotos: reprodução)

O frio chegando, a gente costuma pensar em nossa proteção; mas, e os cães e gatos, como protege-los?

Com base nessa questão, colhemos na internet (veja sites no final) algumas dicas bacana para ampliar o conforto do seu pet no inverno.
Mesmo sendo animais com pelos, os gatos e cachorros precisam estar protegidos para que o frio não os afete, podendo trazer complicações.
Dicas

– Vacine o pet contra a gripe – A gripe também atinge os cães, que podem desenvolver o vírus mais facilmente em épocas frias. Mantenha a vacinação em dia e consulte um veterinário caso o animal comece a apresentar os sintomas da doença. Invista nas vacinas recomendadas por seu veterinário, incluindo as que protegem contra gripes e verminoses.

– Agasalhos – Mantenha seu animal sempre agasalhado nos dias de frio mais intenso. O uso de roupas é recomendado por veterinários e devem ser adequadas ao seu cão, não dificultando sua movimentação. A roupa deve estar sempre limpa para evitar infecções.

– Casa – A dica de manter a casa aquecida também vale para os pets. Saiba que o cachorro sente mais frio durante a noite. Reforce a cama do cão com cobertores.

– Passeios – Evite sair com o animal nos horários de maior frio. Priorize os horários com maior incidência do sol. Evite passeios em dias de ventos frios. Eles podem causar inchaço do ouvido e até hipotermia, cujos sintomas são: hipotensão, falta de oxigênio, diminuição da frequência cardíaca, tremores, perda de consciência e rigidez muscular.

Banho – Após o banho, seque devidamente a pelagem do cachorro, evitando-se assim a proliferação de bactérias e a hipotermia. A tosa deve ter mais tempo entre uma e outra, mantendo-se as tosas higiênicas. Outra dica é usar água morna no banho e faça a secagem completa.

Casinha – Se o seu cão fica na área externa, compre uma casinha para ele, para o proteger ainda mais nos dias frios. A casinha deve ser posta em um local coberto e protegida da chuva e do sol.

Exercícios – É importante manter a rotina de passeios e exercícios do seu cão. Priorize os horários de mais sol ou calor e estimule a brincadeira em casa, com o uso de bolinhas, cordas e outros brinquedos. Gatos adoram varinhas, ratinhos e outros brinquedos interativos. Outro item fundamentar para a prática de exercícios e a distração dos gatos é o arranhador. Tenho um sempre disponível para manter seu pet relaxado e saudável.

Alimentação – Os pets também sentem mais fome no inverno. A temperatura mais baixa faz com que o corpo gaste mais energia para se manter aquecido e funcionando. Não há nada de errado em dar um pouco mais de alimento ou petiscos durante a estação mais fria.

Pet shop – Procure sempre os produtos em uma pet shop de confiança, com profissionais à sua disposição para auxiliá-lo no que é melhor para seu pet.
Recomendamos em Salto a loja Rei Pet (clique aqui e visite o facebook da loja), que tem a mais completa linha de produtos, rações e serviços para o seu animalzinho, ainda mais neste inverno. A loja fica na Rua Rodrigues Alves, 515, no centro de Salto.

Visite a loja e se surpreenda com o carinho para você e seu animal. AH! Diga que viu a dica aqui em nosso site.

Fontes consultadas: www.petz.com.br e www.blog.cobasi.com.br.

PERGUNTAR NÃO OFENDE!

Salto tem algum projeto público para diminuir a população de animais nas ruas e de auxiliar os que vivem nas ruas, nos dias frios?

O que você acha? Clique aqui e deixe seu comentário em nosso facebook.

Cachorros de rio no inverno
Você já parou para pensar no frio que castiga os animais de rua?