Infelizmente não chove e mananciais estão cada vez mais secos; SAAE diz que flagrados desperdiçando água podem pagar multa de R$ 717
Com toda a certeza esta é uma notícia ruim para todos nós. O fato é que o drama de quem mora nas dezenas de bairros e condomínios atendidos pelo Ribeirão Buru vai prosseguir: o rodízio retomado na sexta-feira, dia 26, prossegue.
Isso tudo porque o nível de chuva em agosto segue baixíssimo e o ribeirão só não está mais seco porque a água represada em Indaiatuba, pelo SAAE da cidade vizinha, tem sido controlada para conseguir garantir o mínimo de captação em Salto.
Além de manter o rodízio para os bairros e condomínios atendidos pelo Buru, o SAAE diz que a fiscalização segue sendo feita e quem for flagrado desperdiçando água pode pagar multa de R$ 717,00.
Flagrantes de desperdício devem ser informados ao SAAE pelo telefone 9 6192-7808 (disque-denúncia) ou 9 9984-3028 (WhatsApp), de preferência com vídeo ou foto da infração. O telefone para emergências é 0800 7796 300.
ESTIAGEM – De acordo com a estação pluviométrica localizada na ETA Bela Vista, Salto registrou em agosto, até esta segunda, 33,9 milímetros de chuva. Foi melhor que junho e julho juntos, mas insuficiente ainda para irrigar os lençóis freáticos e recuperar os mananciais.
Comparativamente, em agosto de 2021 choveu 26,3 mm, e aquele foi considerado um dos anos de pior seca do século. Como não possui ainda uma represa para reservação de água, a cidade depende de chuvas para manter de forma regular o abastecimento público.
O SAAE reforça a necessidade de economia neste momento e pede à população prudência no uso da água armazenada durante os períodos de abastecimento. Destaca também que, dependendo da localização do imóvel, pode demorar mais ou menos tempo para que a água chegue efetivamente às torneiras após a reabertura dos reservatórios de cada grupo, que segue o cronograma informado.
Relembre informações do rodízio em 2021 clicando aqui.
Que tal comentar em nossa página? Clique aqui.