
De fato há muito que a gente pode dizer: “eu vivi para ver”; porém, essa realidade, de fechamento da Toyota de Indaiatuba, é algo que entristece
Infelizmente, Indaiatuba e a região, incluindo Salto, assistem com tristeza o fechamento da fábrica da Toyota, o que deve ser concluído nesta semana.
Conforme anteriormente divulgado, a marca japonesa anunciou investimentos bilionários na unidade de Sorocaba e o fechamento da planta de Indaiatuba.
De fato é o “vai-e-vem” do capitalismo global, com as grandes empresas se movimentando conforme suas estratégias.
Mas, por outro lado, para quem mora na região e trabalha ou trabalhou na empresa, é um momento triste e de reflexão.
Quanto a isso, me lembro que em 1998, eu ainda um jovem de 21 anos iniciando no jornalismo, ostentei com orgulho o crachá de “Nelson Lisboa – jornalista – Jornal Taperá – Salto-SP“, na solenidade.
Também lembro da grandiosidade da inauguração da planta foi acompanhada por jornalistas do mundo inteiro.
Ao meu lado representantes dos maiores jornais dos EUA e da Europa e eu, ali, representando com prazer o grande jornal Taperá.
A seriedade, a organização e o respeito a todos foram inesquecíveis para mim, que ainda engatinhava no jornalismo.
De fato, a solenidade impressionou a mim e ao jornalista-amigo Antonio Valini, que trabalhava conosco no jornal, na época.
Quantos amigos e amigas ali trabalharam, fizeram a vida e conseguiram se encaminhar, porque a empresa sempre pagou um dos melhores salários e dos maiores benefícios da região.
E hoje, acompanhamos com tristeza o fim de uma era magnifica para Indaiatuba, para as cidades da região e para as pessoas, que nessa gigante internacional, ganharam o sustento e a vida.
Torcemos para que Indaiatuba, o governo estadual e a Toyota consigam dar uma destinação breve para o prédio da Toyota, que tanto encanta para quem passa pela Rodovia SP-75.
Vamos torcer. Sucesso para a empresa em solo sorocabano e a região sentirá falta dessa potência mundial, a Toyota.
Veja o vídeo enviado por um amigo nosso, da saída do último veículo Corolla, produzido em solo indaiatubano.
Melancólico e simbólico.
(Nelson Lisboa)