Advogada saltense, dra. Graziela Costa, conquista remédio mais caro do mundo para criança com AME

remédio mais caro do mundo
Dra Graziela, em parceria com outra advogada de seu escritório em São Paulo, conseguiram que União pague remédio mais caro do mundo para criança com AME

Escritório da advogada saltense conquista duas liminares na Justiça Federal beneficiando crianças com a doença rara

Ela sabe bem o que é conviver com um filho portador da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma das doenças mais raras do mundo, que acomete crianças e que pode levar ao óbito.
A dra. Graziela Costa, saltense, sabe também a dureza que os pais enfrentam para conseguir remédios, como o Spinraza, cuja dose custa cerca de R$ 300 mil e apenas retarda os efeitos cruéis da doença.
Mas, como profissional do Direito e ativista em prol das famílias que buscam na Justiça o direito à saúde de seus filhos, ela teve, recentemente, uma vitória gigantesca e histórica.
Ela e a dra. Géssica Donegal, segundo informações enviadas ao Blog do Nelson Lisboa, conseguiram que o Governo Federal custeie o remédio Zolgensma, cuja dose está orçada em R$ 12.000.000,00 (Doze Milhões de Reais).
Por meio do desembargador federal Souza Ribeiro, conseguiram liminar que obriga a União a fornecer, em regime de urgência, o remédio Zolgensma, para uma criança que tem Atrofia Muscular Espinhal (AME), residente na Capital do Estado. Esse remédio é hoje o mais caro do mundo e essencial para o tratamento dessa doença, tendo que ser adquirido nos Estados Unidos ou Europa.
Saiba mais: O Zolgensma, segundo dra. Graziela explica, é o que há de mais moderno e eficiente no mundo para o tratamento da AME e seu uso é recomendado até os dois anos de idade da criança identificada com a patologia. “Fomos o primeiro escritório do Estado a conquistar duas ordens judiciais para custeio pela União do Tratamento com a quimioterapia genética, as famílias estão realizando campanhas milionárias para obtenção do tratamento eficaz para essa doença que torna a criança prisioneira em seu corpo e mortalidade”, nosso escritório acompanhou também o caso das irmãs gêmeas que tiveram que ir para Portugal, para receber o medicamento pelo Governo Português, diante da resistência e burocracia brasileira para concretização do direito à vida, disse, emocionada, por telefone.
O filho da Dra. Graziela faz tratamento por ser portador da mesma patologia e, ao lutar pela manutenção da vida de seu filho, ela hoje atua em favor de outras famílias carentes.
Decisão – Na decisão do último dia 7, o desembargador federal afirma que o Zolgensma traz a possibilidade de cura da AME enquanto o Spinraza apenas retarda a evolução e que “Apenas postergar a sobrevida de alguém, submetendo-a à alimentação e à respiração assistidas, sem nenhuma perspectiva de movimentar-se autonomamente, caracteriza violação grave à sua dignidade enquanto ser humano, sujeito de direitos constitucionalmente garantidos pelo ordenamento, especialmente quando existe medicamento capaz de reverter o quadro, tratando a enfermidade em definitivo”.
Em sua decisão o Judiciário determina 30 dias para que a União compre e forneça o remédio à agravante representada pela advogada saltense e sua equipe que hoje é formada de que 07 advogados e estagiários todos comprometidos com em salvar vidas.
A repercussão da urgência do medicamento as crianças com AME, gerou comoção nacional, que os atores globais realizaram uma campanha nas redes sociais, para que a ANVISA realize o registro do medicamento e que as autoridades possam incluir o tratamento no rol do SUS.

“QUEM TEM AME TEM PRESSA, QUANTO VALE A VIDA DO SEU FILHO, SE FOSSE SEU FILHO O QUE FARIA PARA SALVAR A VIDA DELE”.

Clique aqui e conheça um pouco mais da doutora Graziela Costa.