Atenção: cidade ficará sem água por até 10h, todos os dias, segundo o SAAE

Rodízio de água em Salto
SAAE diz que fechará reservatórios para recuperação de nível e pede economia (fotos: a.i.SAAE)

Prepare-se: SAAE fale em paralisação programada das 13h às 18h e da meia noite às 5h da manhã, em todos os bairros

O SAAE de Salto, dias após o superintendente Alisson Bressiano afirmar na Câmara que o nível de captação de água seguia normal, anunciou nesta terça-feira, dia 14, o início de um rodízio em todos os bairros, com paralisação do fornecimento por 10h.
A autarquia, em nota, fala em paradas programadas das 13h às 18h e da 0h às 5h, para recuperação do nível dos reservatórios.
A medida está sendo adotada, segundo a autarquia, porque o consumo disparou e atingiu níveis acima da capacidade do SAAE de coletar, tratar, reservar e distribuir águas na cidade.

COMO FUNCIONARÁ

– Segundo o SAAE, a distribuição de água será interrompida todos os dias e em todas as regiões, tanto naquelas abastecidas pela ETA Bela Vista quanto pela ETA João Jabour.
O fechamento dos reservatórios se iniciará às 13 horas e as reaberturas, sequenciais, a partir das 18 horas. À meia-noite se inicia então outra paralisação geral do fornecimento para recuperação de nível; a partir das 5 horas da manhã, os reservatórios começarão a ser reabertos.
Os horários foram definidos pelo SAAE com base no monitoramento das oscilações de consumo e com o objetivo de impactar o menos possível a rotina doméstica dos saltenses.
Não há, por enquanto, uma previsão para o término da medida – isso dependerá do fim do fenômeno climático que elevou as temperaturas e também da estabilização de uma demanda de água que, hoje, os reservatórios da cidade não estão dando conta de suprir.
O SAAE diz que o tempo de retorno de água a todas as casas deve variar porque a extensa tubulação de água leva um tempo para se pressurizar por completo após a reabertura de um reservatório.
Sendo assim, o intervalo, portanto, entre a reabertura e chegada efetiva da água nas torneiras varia conforme a localização do imóvel – nas ruas mais altas e nas que ficam na ponta da rede, por exemplo, esse intervalo é maior.
Denuncie – Ao perceber um desperdício, deve-se entrar imediatamente em contato com o SAAE e denunciar. Os telefones são (11) 9 9984-3028 (WhatsApp), em que é possível enviar fotos e vídeos do flagrante, e 0800 7796 300, para emergências.

 

SOFRIMENTO

Moradora do Jardim Celani diz que a água já tem faltado há dias na região e disse que após muita tentativa conseguiu falar no setor comercial do SAAE e lá ouviu que não será possível enviar caminhões-pipas.
Essa medida será adotada apenas em caráter emergencial para escolas, unidades de saúde, para pessoas acamadas e portadores de necessidades especiais.

Em 2022, no final de outubro, o rodízio já estava em execução. Reveja essa reportagem.

 

Como está a situação em seu bairro? Clique aqui e comente em nosso facebook.