Atenção região Noroeste em Salto: ETA passa por limpeza emergencial desde as 21h30 do dia 12

SAAE de Salto
ETA está paralisada desde 21h30 do dia 12, em Salto, devido excesso de mato e lama trazidos pela chuva (A.I.SAAE)

E, infelizmente, fornecimento de água está suspenso para os bairros atendidos pelo Buru, até que serviço seja concluído, até o fim do dia 13

Quem mora na região Noroeste, nos bairros atendidos pela água do Ribeirão Buru devem se atentar neste sábado.
É que a Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, está com a sua captação de água bastante reduzida e operando apenas parcialmente devido à cheia do Ribeirão Buru na noite de ontem (12).
A ETA não chegou a alagar como em outras ocasiões nem houve danos aos equipamentos, mas o volume de água trazido pela forte chuva no curso do manancial arrastou muita lama, galhos e detritos à barragem.
Diante disso, a sujeira impossibilitou a captação e levou à completa paralisação do tratamento.
O SAAE diz que com a suspensão das operações, todos os reservatórios que recebem água da estação de tratamento e a distribuem à região noroeste – Buru, Nova Era, João Jabour (Cristo), Santa Isabel, América, Vila Martins e Bandeirantes – precisaram ser fechados preventivamente durante a noite, por volta das 21h30.
Equipes do SAAE trabalham em força-tarefa desde as primeiras horas da manhã na remoção do barro que se acumulou nos poços de captação após a cheia e no desassoreamento da área próxima à captação, com o auxílio da draga adquirida pelo município em 2022 e do caminhão hidrojato.
A estimativa é que o serviço seja concluído até as 13 horas e o abastecimento retomado gradativamente ao longo da tarde.
O SAAE recomenda aos moradores dos bairros atendidos pelos reservatórios citados acima máxima economia da água que ainda têm reservada em suas caixas até que a situação se normalize. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.
Veja esse vídeo em nosso canal no Youtube.

 

A questão do impacto das chuvas na ETA João Jabour é constante. À cada chuva mais forte, na bacia do ribeirão, a ETA é inundada. Reveja essa reportagem

 

Clique aqui e comente em nossas redes sociais.