Câncer de testículo: o que você precisa saber sobre esse tumor

Blog do Nelson Lisboa traz dicas do Novembro Azul
Médico fala sobre prevenção, detecção e tratamento do câncer de testículo (fotos: reprodução internet)

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha novembro azul, esse é um tumor raro e acomete homens principalmente na faixa dos 20 e 39 anos

O Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha Novembro Azul, em 2023 adotou o tema “Por trás do bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação” para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar de sua saúde de forma integral.
Um dos alertas diz respeito ao câncer de testículo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, embora seja um tumor relativamente raro, afetando 1% dos homens e correspondendo a 5% dos cânceres urológicos no sexo masculino.
O dr. Vinícius Paníco, urologista e membro do Comitê do Instituto Lado a Lado pela Vida, destaca que em 80% dos casos, esse tipo de tumor é indolor, tornando o autoexame do testículo e as consultas periódicas, seja no Sistema Único de Saúde ou na Saúde Suplementar, as melhores formas de identificá-lo.
Segundo ele: “como apenas 10% dos casos apresentam sintomas, como dor na parte inferior do abdome, dor no testículo ou outros sinais da doença avançada como falta de ar, dor torácica e dor nos ossos, é ainda mais importante que os homens realizem o autoexame durante o banho e conversem com o médico que o atender nas consultas periódicas para também realizar o exame”,.

Fatores de risco

Quanto aos fatores de risco, o Instituto Lado a Lado pela Vida alerta que a maioria dos casos está ligada à genética e é imutável.
Além disso, os homens com alto risco de desenvolver esse câncer incluem aqueles diagnosticados com criptorquidia, quando os testículos não migram para o escroto durante os primeiros anos de vida.

“Outros fatores de risco incluem idade de 10 a 39 anos com pico de incidência de 10-14 anos e 30 a 34 anos, etnia branca, histórico de síndromes genéticas na família, histórico pessoal de já ter tido câncer em um dos testículos, infertilidade e exposição a substâncias como agrotóxicos. Portanto, é fundamental que os homens façam um acompanhamento anual de sua saúde”, explica Dr. Paníco.

Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, enfatiza o papel da campanha Novembro Azul em conscientizar os homens sobre a importância de cuidar de sua saúde de forma integral.

“Desde o início da campanha em 2011, houve uma mudança positiva nessa conscientização. Hoje, os homens estão mais cientes da importância de buscar ajuda médica antes que as doenças se manifestem, o que é motivo de orgulho e demonstra que a mensagem está chegando à população”, ressalta.

Em relação ao diagnóstico de câncer de testículo, o Dr. Paníco destaca que esse tipo de carcinoma é altamente curável.
O tratamento envolve a realização de uma orquiectomia, quando ocorre a remoção do testículo (ou testículos) que contêm o câncer. Mesmo em casos avançados, as chances de controlar e até mesmo curar são elevadas, e o tratamento inclui quimioterapia e cirurgia abdominais, quando necessário”, finaliza.

Novembrinho Azul

O Governo Federal sancionou, neste ano, uma lei que institui o Novembrinho Azul, uma campanha de conscientização voltada para meninos de até 15 anos.
O objetivo é alertar os adolescentes sobre a prevenção de doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva. A iniciativa contará com a distribuição de materiais informativos e capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que lidam com essa faixa etária.
A lei prevê que sejam realizadas discussões para promover medidas de prevenção de fatores de risco para o surgimento de doenças na vida adulta.
Ao longo da campanha serão abordados temas como a importância de investigar quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal, além da importância da vacina contra HPV, o diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida

Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro, Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem e Eu e Você Contra o Câncer.