Como tem gente que perde seus cães em Salto, não é mesmo?

Cães perdidos ou abandonados em Salto
Muitos dos cães que vemos nas ruas, infelizmente, foram abandonados por seus (i) responsáveis (fotos: reprodução)

Com certeza você já reparou: todos os dias tem gente pedindo ajuda para encontrar seu pet, principalmente cachorros

É incrível como tem gente que perde seus pets em Salto, principalmente cachorros.
Pensando nisso, encontramos na internet, no site petz.com.br algumas dicas de como agir se seu cachorro “deu no pé” ou se perdeu.
Veja a matéria:
“Nada é mais angustiante que um bichinho de estimação desaparecido.
Um cachorro perdido deixa a família incompleta e preocupada. É preciso agir rapidamente nessa situação para encontrar o pet o mais rápido possível!
Pensando nisso, elaboramos sete dicas para achar cachorro perdido. São medidas importantes que, quanto mais rapidamente forem cumpridas, maiores serão as chances de ter o seu amigo de volta ao lar. Confira!

1 – Pare, pense e procure nas redondezas

Achar um cachorro perdido pode ser uma tarefa árdua, então é preciso agir rapidamente. Quando notar que seu cão sumiu, pense em quanto tempo você não o vê pela casa. Pare tudo o que está fazendo e calcule friamente a distância média que ele pode ter percorrido.
Nesse momento, saia de casa e procure pelo bairro, em um trajeto que o cão poderia fazer. Chame-o pelo nome o tempo todo, converse com os vizinhos e tenha uma foto dele em mãos para mostrá-lo, se for possível. Conforme for andando, aumente o perímetro de busca na região.

2 – Faça buscas coletivas, cartazes e panfletos

A tarefa de como achar cachorro perdido deve ganhar proporções maiores caso ele não apareça em 24 horas. Por isso, envolva mais pessoas na procura, como vizinhos e familiares. Expanda a busca por regiões próximas à sua casa, estabelecimentos e locais que costumam ter muitos cães.
Espalhe cartazes pelas ruas com uma foto nítida do cão. Distribua o máximo de panfletos que puder para muitas pessoas vê-los.
Deixe a imagem do pet em lojas, igrejas, supermercados e outros lugares com grande fluxo de pessoas.
Assim, as chances de encontrar o cachorro perdido aumentam.

3 – Divulgue nas redes sociais

Nas redes sociais, é comum se deparar com pessoas buscando pets. Aproveite e divulgue o seu. A foto deve ser clara e conter todos os contatos para quem o encontrar conseguir falar com você.
Tenha cuidado com informações detalhadas, pois há pessoas que podem se aproveitar delas e agir com maldade.
Entre em grupos sobre animais desaparecidos para divulgar o cãozinho e procurá-lo. Quem sabe alguém já o encontrou e colocou a imagem dele para achar o tutor? Isso é mais comum do que você pensa.

4 – Entre em contato com ONGs, abrigos e pet shops

Pode ser que alguém encontre o cãozinho perdido e o leve a um lugar especializado para entregá-lo ou tentar encontrar o tutor. Por isso, mande e-mails, telefone ou vá pessoalmente ao maior número de abrigos, pet shops e ONGs que puder.
É importante deixar suas informações de contato e a foto do cãozinho nesses locais.
Assim, caso ele apareça por lá, eles podem avisar. Essa é uma das formas eficazes de como encontrar cachorro perdido!

5 – Utilize plataformas de busca de cães

Atualmente, existem alguns sites e aplicativos desenvolvidos para a busca de cães perdidos. Neles, é possível incluir fotos, características do pet e até deixar acessórios do peludo para ele ser atraído pelo cheiro.
Além dessas sete dicas para cachorro filhote ou adulto desaparecido, é importante ter outras atitudes no período de busca.
Algumas delas são: continuar procurando nas redondezas, em especial, no horário noturno, e ficar sempre ligado ao celular.
A qualquer momento, pode chegar uma notícia, então você deve estar atento.

6 – Estimule as sensações e as lembranças do cachorro

Sempre que você estiver buscando o cachorro perdido, leve brinquedos e objetos que possuam o cheiro do parceiro de quatro patas. Os pets têm um olfato muito apurado e podem se orientar por meio dessas lembranças olfativas.
Assim, deixe objetos do peludinho próximo às janelas de sua casa e à rua. O cachorro perdido pode passar pela região, sentir cheiros reconhecíveis e voltar ao lar.

7 – Previna fugas de cães

Há formas de facilitar a identificação do cachorro em caso de fuga. Dessa forma, quando o pet voltar, algumas medidas podem ser tomadas para não acontecer novamente. Uma das ações mais simples que você pode fazer é comprar uma coleira com identificação e colocar o nome do bichinho com um contato.
Ainda tem outras formas mais tecnológicas de identificar o pet, como microchips. Você também pode limitar o acesso do cachorro ao portão da casa para evitar outras fugas ou adestrá-lo para ele não passar do limite da casa.

 

O que fazer após encontrar o cachorro?

 

Encontrar o pet perdido sempre é um alívio e uma grande alegria. Depois de abraçar e compartilhar o momento de felicidade com o cachorro, você deve se atentar a alguns cuidados, principalmente se o cão passou muito tempo fora do lar.
Leve o pet a um veterinário ou pet center para checar se está tudo bem com a saúde do animal. Muitas vezes, os pets ficam desnutridos, passam por momentos de estresse e podem ter infecções no período que estiveram perdidos. O profissional vai indicar os melhores cuidados para o cãozinho.
Fonte:

https://www.petz.com.br/blog/cachorros/cachorro-perdido/

Reveja uma das muitas reportagens que divulgamos sobre cães perdidos em Salto.

 

que tal visitar nossas redes sociais? Clique aqui.