Cão e gato sentem frio?

blog do nelson lisboa Salto
Confira dicas de como proteger seu pet no frio (fotos: reprodução)

Quem tem cão ou gato de estimação, costuma se questionar, no inverno, “ele está passando frio?”.
Eu tenho uma shitzu, a Luna e fui me inteirar mais do assunto.
Reportagem de Fernanda Drumond, na revista Casa e Jardim, da Editora Globo, traz dicas bacanas.
Thais Matos, ouvida na reportagem, afirma que “s baixas temperaturas influenciam no comportamento dos pets. O importante é que o tutor observe qualquer mudança de comportamento do pet, pois se o cão costuma ser dorminhoco e está agitado, ou o inverso, a orientação é buscar a orientação do médico veterinário. Essa orientação também vale para os gatos”.
Reforça-se que com a queda nas temperaturas e os meses mais frios do ano se aproximando, muitos tutores aproveitam para vestir os seus animais com roupas para lá de fofas.
Mas, para muitos pais e mães de pets, o fato dos animais terem pelo e não precisarem de roupas na natureza significa que eles também não devem usá-las quando domesticados. Mas não é bem assim…
Então, atenção: apesar da pelagem, eles também sentem frio, não é à toa que ficam encolhidos, entram embaixo dos cobertores e dormem por mais tempo.
Raças como Chihuahua, Pinscher, Greyhound, Whippet, Galgo italiano, Dachshund de pelo curto, Boston Terrier e Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro), são mais sensíveis a temperaturas mais baixas. As raças de gatos sem pelo, como a Sphynx, também sofrem mais com o frio.
Outra dica é levar em consideração a idade do cachorro. Pets filhotes e idosos não conseguem regular sua temperatura corporal com eficiência e podem ter quedas bruscas. Os pets que estão com a saúde debilitada também precisam de mais proteção.

Como saber se o pet está com frio?
De acordo com Thaís, cães e gatos são animais de sangue quente e regulam a temperatura do corpo da mesma maneira que os humanos. “Por isso, os sinais de que um cãozinho está passando frio são bem parecidos com os nossos. Uma das primeiras reações do organismo quando o pet sente frio, que buscam aumentar a temperatura interna, é começar a tremer e se chacoalhar (em situações mais severas). Outra indicação é dormir mais do que o normal, letargia e deitar em formato de ‘bola’, para tentar se aquecer”, explica.
Alguns animais podem chorar, resmungar e até latir sem um motivo aparente, com o objetivo de chamar a atenção dos tutores ou procurar um maior contato físico com humanos ou outros animais, tentando se aquecer.
Esconder-se atrás, dentro ou embaixo de móveis ou outros objetos também é um comportamento comum. Outros, no entanto, ficam inquietos, andando sem parar, em uma tentativa de se aquecer ou de achar um local aquecido.
Uma outra forma de descobrir como está a temperatura do corpo do pet é tocar na ponta das orelhas e nas almofadinhas das patas. Se um desses locais estiver muito gelado, o animal precisa se aquecer. Deixe sempre uma coberta disponível para o animal, se ele permitir e não se incomodar, vista uma roupinha e o coloque em um local quentinho e confortável para que ele durma bem e se proteja.

Dicas para cuidar de seu pet no frio
– Dê menos banhos ou use água um pouco mais aquecida e faça a secagem muito bem;
– Estimule desde cedo o uso de roupas para ajudar a aquecê-lo nos dias frios;
– Espalhe potes com água pela casa para estimular o seu consumo;
– No frio os pets comem mais e pode-se aumentar a ração em até 10%.
– Se você tem gato, priorize os alimentos úmidos no inverno.
(Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/Pets/noticia/2021/06/pets-sentem-frio-confira-dicas-para-cuidar-de-caes-e-gatos-no-inverno.html)

Veja reportagem feita pelo blog, sobre os cuidados com o PET. Clique aqui.