CIS investirá R$ 5,4 milhões para tratar 600 litros de água por segundo a mais em Itu

Blog do Nelson Lisboa
ETA do Rancho Grande é a maior de Itu e terá seu sistema aperfeiçoado para ampliar volume de água (A.I.Pref.Itu)

Quem mora em Itu se pergunta, como pode uma cidade tão grande e com tantos mananciais, sofrer com a falta de água em períodos cada vez maiores e mais constantemente?
Para tentar amenizar esse sofrimento do povo ituano, a Companhia Ituana de Saneamento, deve iniciar em breve a instalação de 4 novos filtros de tratamento de água, que juntos poderão tratar 600 litros de água por segundo a mais.
O investimento feito é de R$ 5.445.246,43 por meio do programa Saneamento Para Todos – Avançar Cidades do Governo Federal. O tempo estimado para a conclusão das obras é nove meses.
De acordo com o superintendente da CIS, Vincent Menu, atualmente a ETA Rancho Grande opera no limite, tratando até 600 litros de água por segundo.
A instauração dos novos filtros permitirá melhor distribuição do processo de tratamento de água, com melhorias na qualidade e também redução de perdas. “Com a construção de mais quatro equipamentos poderemos, no futuro, aumentar a capacidade de tratamento de água de 600 para 900 litros por segundo”, explica Menu. “No entanto, antes de ampliar a vazão de tratamento da ETA, serão necessárias outras obras dentro da estação (novos decantadores e floculadores) e também nas captações de água bruta”.
Menu destaca que ao otimizar a capacidade da ETA Rancho Grande, a CIS terá respaldo para enviar mais água para os reservatórios de Itu em menor tempo. “Com isso, teremos mais segurança para acompanhar o nível de água tratada em cada operação, refletindo na melhor distribuição para as chamadas pontas de rede – últimos locais da cidade que são abastecidos”.
Próximas etapas – A ampliação da ETA Rancho Grande ainda irá contemplar a construção de um novo reservatório de água, com capacidade para três milhões de litros; novos decantadores e reforma total do atual sistema de tratamento. Será instalada uma nova entrada da água bruta que vem de seis mananciais: Mombaça, Pau D´Alho, Braiaiá, São José, Fubaleiro e Gomes. Está igualmente prevista a reforma do sistema de reaproveitamento de água de lavagem de decantadores e filtros, para redução de perdas.