GCM de Itu começa a formar nova turma com 38 guardas

blog do nelson lisboa Salto
alunos começaram curso intensivo para serem aprovados e ingressarem na GCM (A.I.Pref.Itu)

A Guarda Civil Municipal de Itu, uma das mais preparadas da região, ficará mais forte em breve.
É que nesta segunda (22), teve a aula inaugural de uma nova turma de guardas, com 38 integrantes.
Eles foram recebidos no auditório da Prefeitura para a aula inaugural e, em breve, estarão nas ruas, à disposição de todos.
O curso terá 3 meses de duração. Essa é a maior contratação pela Prefeitura de Itu de efetivo para a GCM desde 1996.
O prefeito Guilherme Gazzola declarou que deseja que todos os alunos se empenhem de forma significativa para concluir o curso e, assim, poderem honrar a farda azul.
Afirmou que o GCM precisa ter treinamento ostensivo físico e tático, e também controle emocional. Salientou que Itu alcançou, em 2020, o posto de 9ª cidade mais segura do Brasil porque conta com equipe competente, homens valorosos e serviço de inteligência que funciona adequadamente.
O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, ressaltou que a missão do GCM tem como principal objetivo o acolhimento e proteção do cidadão comum.
Destacou que o contato do guarda com a população deve ocorrer com educação e respeito. E mencionou a integração da GCM com as Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Bombeiros, que culminou em índice favorável de segurança em nível nacional conforme citado pelo prefeito.
Ainda durante seu discurso, o secretário agradeceu aos que ingressaram na GCM pela confiança no trabalho e na instituição e também ao prefeito por entender a necessidade de investir sempre na Corporação e contratar mais guardas.
Durante a cerimônia, o diretor comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, disse que, naquele momento, iniciava a transformação de cidadão comum em guarda civil municipal, referindo-se aos novos contratados.
Entre as demais autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam o vice-prefeito, Luciano Alves Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales, os vereadores Célia Regina Pires de Camargo Rocha, Benedito José Donizetti André e Antonio Luis da Silveira, o secretário adjunto de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, secretários e diretores municipais.