Como explicar a destruição de um espaço de leitura?

Espaço Comunitário de Leitura em Salto
Espaço criado para estimular a leitura está sendo destruído

Sem sombra de dúvidas, é muito triste o futuro de um povo que destrói um espaço de leitura

Monteiro Lobato já dizia: “um país se faz com homens e livros”. Mas, o que se vê no espaço de leitura comunitária instalado em uma parte do jardim atrás do CEC e do Atende Fácil, na Rua Floriano Peixoto, é justamente o contrário.
O espaço instalado em 2019, em uma iniciativa de jovens e do projeto RenovaBR, que estimulava projetos sociais relevantes pelo país, está destruído.
E a culpa, infelizmente, é de todos nós. Do Poder Público à comunidade e principalmente de quem destrói o espaço que celebra a leitura, a cultura, a HUMANIDADE.
Onde havia pichação foi instalado, no fim de 2019, tem um deck e bancos feitos de pallet e uma geladeira comunitária com livros para serem lidos ali ou levados embora e depois devolvidos.
“A ideia era fazer com que os jovens passem a utilizar aquele local de forma permanente, para intervenções artísticas. Ou seja, queremos levar vida para aquele espaço central da cidade”, ressalta Fábio Jorge, idealizador do projeto.
O novo espaço recebeu também bebedouro e um grafite com objetivo de incentivar a leitura. Todos os materiais e objetos foram resultado de doações feitas por empresas do município e da região.
Encaminhamos questionamento à Prefeitura na manhã desta segunda-feira, dia 29 e assim que chegar, a matéria será atualizada.
Fábio Jorge, vereador mais votado da História de Salto, afirma ao Blog estar muito triste com o estado do espaço que ele e outros jovens construíram com tanto empenho e esperança.
Ele disse que há seis meses o bebedouro que havia no local foi furtado. Ele afirmou que conversar com a Prefeitura para ver o que pode ser feito no local.

Veja matéria que fizemos em 2019 do lançamento do espaço. Clique abaixo

Quer ver o vídeo do local? Veja em nosso canal no youtube. Clique aqui