Um amigo internauta do Blog do Nelson Lisboa, nos sugere a reportagem sobre a situação da ciclovia, especialmente no trecho da Avenida Getúlio Vargas.
E, sem sombras de dúvidas, nossa ciclovia, perto da existente em outras cidades, é apenas um esboço do que seria minimamente ideal.
O amigo Valdecir nos diz que percorre diariamente a ciclovia entre o Jardim São Francisco (perto da Rodoviária) e o Jardim da Luz, perto do Hospital.
Ele diz que faz o percurso todos os dias e encontra inúmeros perigos.
São buracos, falta de sinalização, falta de pintura de solo, pista ruim e outros itens. “Sem contar que em outros trechos, como perto do Cemitério, a mesma desapareceu ou virou ponto de estacionamento de veículos”, lamenta.
Prefeitura diz que faz manutenção e lamenta que ciclovia ficou 10 anos esquecida
A Secretaria de Obras da Prefeitura, ouvida pelo Blog, afirma que tem feito manutenção na ciclovia, especialmente da iluminação ou sempre que solicitada pelo cidadão, como através da Ouvidoria (156).
Ainda sobre a ciclovia, no trecho da Getúlio Vargas, a Prefeitura diz em nota que é “importante também ressaltar que a citada ciclovia existente na Av. Getúlio Vargas não passa por manutenção há, pelo menos, dez anos, exceto pela pintura de um trecho de aproximadamente 50 metros no ano de 2014”.
Questionada sobre novas ciclovias na cidade, a Prefeitura diz que não há previsão para isso, porque exige licitação, mão de obra e materiais específicos.
Por outro lado, a administração do prefeito Laerte Sonsin afirma que “possui um amplo Plano de Mobilidade Urbana, contemplando ciclovias e diversas outras ações de melhorias, objetivando que os cidadãos possam se deslocar de maneira mais rápida, segura e saudável”.
Exemplo de que nossa ciclovia precisa melhorar a gente pode ver neste acidente ocorrido há alguns meses. O ciclista que deveria estar na via específica para bicicletas, estava na avenida, em meio ao fluxo pesado de veículos.