Dr. Jades discute a segurança pública em artigo enviado ao Blog do Nelson Lisboa

blog do nelson lisboa Salto
drogas apreendidas pela PM em novembro: prevenção é a melhor forma de combater, segundo dr. Jades

Nosso amigo e colaborador, dr. Jades Martins de Melo, discute no artigo a seguir a questão da segurança pública e se as pessoas que vão para o crime têm solução.
Boa leitura.

“Como podemos aceitar passivamente ser o Brasil o maior consumidor de crack do mundo e também o segundo maior consumidor mundial de cocaína?
Somos vizinhos do Peru, Colômbia e Bolívia, os maiores produtores de cocaína do universo, com 17 mil quilômetros de fronteira seca e ainda somos vizinhos do Paraguai, um grande produtor de maconha.
A reincidência criminal no Brasil atinge 70% dos condenados e as pessoas que saem dos presídios não encontram oportunidade de trabalho lícito, acabando por voltar ao crime, a delinquir.
Somente aqui em Salto, entre 2017 e o mês de setembro deste ano, tivemos 1.014 ocorrências de tráfico de drogas.
Apenas para comparar: a cadeia que aqui existia comportava 48 detentos.
Sendo assim, para se abrigar esses traficantes presos, seriam necessárias 21 cadeias iguais a que existia em nossa cidade.
Entre furtos e roubos, neste período, tivemos 2.303 casos.
Já, entre o ano de 2017 até o mês de maio deste ano, tivemos 874 ocorrências de crimes de violência doméstica contra mulher.
A droga tem íntima relação com todas as modalidades criminais, fazendo vítimas e mais vítimas entre as pessoas de bem. Cada vítima não passa de mais um número na estatística enquanto o criminoso vive na mais completa impunidade.
O grito dos maus não nos causa medo. O que nos amedronta é o silêncio dos bons!
O único e eficiente recurso contra a criminalidade é a PREVENÇÃO!
E a prevenção pode muito bem ser feita de forma altamente eficaz pelo Sistema de Segurança Pública do Município, principalmente após a edição da Lei Federal Nº 13.022/2.014, que é o Estatuto das Guardas Municipais. Isso já deveria ter sido feito.
Com a implantação de um Sistema Competente de Prevenção Primária, Secundária e Terciária certamente teríamos melhoras substanciais nos índices de criminalidade.
Frisa-se que a repressão já demonstrou sobejamente que não é – e nunca foi – a forma eficiente de livrar a população do crime.
Vejam por exemplo o Rio de Janeiro, com tiros e mais tiros por todos os lados e lá só aumenta a criminalidade e não se vê falar uma vez em prevenção.
Confesso que gostaria muito de ter tido a oportunidade de trabalhar um projeto e planejamento de Prevenção amplo, ou seja, abrangendo a segurança pública, mas, não tivemos a grata felicidade.
(Dr. Jades Martins de Melo – advogado e Pós Graduado em Direito Penal e Criminologia).

blog do nelson lisboa Salto
Jades é um dos maiores especialistas em combate às drogas de Salto e região

Quer comentar? Visite nosso facebook. Clique aqui.

Já publicamos outros artigos do dr. Jades em nosso blog, sobre drogas e crimes. Veja um deles, clicando aqui.