Eliminando-se as drogas, elimina-se o problema?

Jades (em pé), na inauguração do Programa que visa apoiar a família e quem precisa sair das drogas

 

Confira um artigo especial enviado pelo dr. Jades Martins de Melo, falando sobre as drogas. Ele é advogado e uma das maiores autoridades da região em questões de prevenção e combate às drogas. Atualmente ele dirige o Conselho Municipal Antidrogas e o Programa de Integração Sóciofamiliar de Salto.
“É necessário ser desfeita a impressão de que o problema da drogadição está na droga.
Estamos desmistificando o fato que a droga por si só representa o inimigo e o vilão. É como pensar que todos os psicotrópicos que existem na atualidade, ao desaparecem por milagre, faria com que a toxicomania desaparece junto.
A toxicomania aplica-se a um tripé: agente, hospedeiro e o ambiente. Nesta caso, o homem é, ao mesmo tempo, hospedeiro e agente. Na medida em que tem parte ativa na procura da droga, ele compartilha com ela a função de agente, pois, esta procura é tão ativa que, na ausência da droga, ele as cria, recria, substitui, inventa a tal ponto que até toma chá de fita de vídeocassete, quando existia. Agora, com a evolução dos tempos, novas fórmulas são facilmente aplicadas.
A toxicomania é a tradução de complexos problemas humanos, psicológicos e sociais. Atribuir toda “culpa” às drogas é uma posição por demais simplista, que não reflete a realidade.
Assim, o drogadicto (usuários de drogas) é a versão fiel e literal do mundo que vive, celebrada pela palavrava adicto, que significa escravo.
O adicto não suporta solidão e nem perdas, justamente porque nela o seu ego fica sem apoio. Assim, o ego procura droga para agir com mais liberdade e; por isso, a drogadição é sempre uma conduta psicótica e tem estrutura de um estado delirante.
Portanto, simplesmente, a eliminação da droga por si só, jamais eliminará que uma pessoa se drogue, pois, ela é o agente propulsor dos seus efeitos maléficos. Frisa-se que somente existem vendedores de drogas ilícitas porque existem viciados. São eles, os viciados que impulsionam a compra e a venda de drogas!”
Quer ajuda? – Procure o Programa de Integração Sócio familiar de Salto e peça ajuda para se livrar das drogas.
R. Padre de Oliveira Rolin, n° 90 – Santa Cruz. Mais informações pelo telefone: (11) 4602-1474.