Eu sei a força e o valor de uma pessoa com deficiência física: e você?

Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência
Evento em Salto celebrou a importância de todos os seres humanos, independentemente de suas condições físicas

Hoje Salto realizou, com apoio da Secretaria da Ação Social e do Conselho Municipal das Pessoas Com Deficiência, uma passeata pelas ruas de Salto, para chamar a atenção para esses seres humanos (d)eficientes que são invisíveis para muitos.
Não falo muito, mas, o meu herói tem pernas tortas, o andar lento e trôpego, impostos por uma paralisia infantil nos anos 70. O vi crescer frágil, o vi se desenvolver lentamente no corpo, mas gigante, imenso, poderoso na mente e no espírito.
Do alto dos meus 44 anos, posso dizer, meu herói de pernas tortas é e foi mais importante para minha formação de ser humano que meu próprio pai. Ele partiu desta vida quando eu tinha 10 anos e me restou meu irmão, com quem lutei e vivi os anos mais duros de nossas vidas. Não sabíamos onde chegaríamos, mas tínhamos um ao outro.
Ele me fez andar mais lento. Me fez ver a vida com a alma. Me fez acreditar. Me fez evoluir. Fiz o mesmo com ele. Nos formamos para a vida e temos vencido. Afinal, quiseram nos condenar socialmente e, ao lado de um ser humano com deficiência descobri meu potencial. Descobrimos juntos que “O Céu é o Limite”!
Portanto, eventos como esse de hoje, servem para tirar da invisibilidade os gigantes que andam de cadeiras de rodas e todas as pessoas com outras deficiências.
Dar visibilidade a essas pessoas é celebrar a vida, o amor, a capacidade de todos nós.
Afinal, como diz o tema deste ano: “Liderança e participação das pessoas com deficiência para um mundo pós Covid-19 acessível e sustentável”.
Parabéns à secretária Mércia e a todos de sua equipe. Parabéns a todos que possuem deficiência.
E você, dito ser humano normal, ao cruzar com um cadeirante ou com uma pessoa com outra deficiência, sorria, respeite, seja educado. Ali vai outro ser humano.
AH! Quem é meu herói de pernas tortas? Carlos Lisboa de Lima, funcionário da Justiça do Trabalho, morador do Jardim das Nações. Meu irmão, meu herói, meu exemplo.
(Nelson Lisboa – jornalista e portador de fissura lábio-palatal, cujo exemplo de herói é um homem de pernas entortadas pela Paralisia Infantil)