Os moradores jogam entulho e lixo, escorpiões se proliferam e invadem o Parque Laguna em Salto

blog do nelson lisboa Salto
Moradores próximos da área verde do bairro “colecionam” escorpiões

Infelizmente é algo até simples de entender:
Os maus cidadãos que jogam lixo, entulho, móveis velho e muito mais coisas na área verde da Rua Jurista Alfredo Buzaid, no Parque Laguna, na região do Jardim das Nações, estão contribuindo para uma verdadeira invasão de escorpiões no bairro.
De fato, é preciso reforçar: escorpião se prolifera onde há entulho (material de construção e móvel velho, principalmente) e lixo. Tais produtos, com toda a certeza, não foram parar sozinhos na área verde localizada na parte baixa do bairro.
E, graças à irresponsabilidade de alguns (ou seriam muitos?) a grande maioria das pessoas do bairro hoje sofrem com a ameaça de escorpiões, principalmente na esquina com a Rua Jurista Francisco Morato.
Alguns deles nos enviaram fotos e vídeos de muitos escorpiões já capturados. Uma simples caminhada perto da área verde é possível ver escorpiões circulando em meio à sujeira.
E a culpa é de quem? Dos escorpiões que encontram terreno fértil, abrigo e comida? Do prefeito e dos vereadores da vez? Da loteadora?
A resposta é não, não e não.
A culpa principal é de quem faz de lixão qualquer área livre, particular ou pública, externando para o público o que carregam em seus íntimos. E quem polui é o primeiro a reclamar.
Agora competirá à Prefeitura ir ao local limpar a sujeira feita por alguns, sinalizar o local e contar com a boa vontade dos cidadãos de bem que devem denunciar quem faz despejo irregular de entulhos.
Atenção: A menos de 2 km do bairro há um ecoponto no Jardim das Nações. Há outro no Jardim Cidade.
Não sabe onde tem ecoponto? Veja a lista no www.csoambiental.com.br.

Escorpião mata mais que cobras no Brasil

 O escorpião (Tityus serrulatus) é o animal peçonhento que mais mata no Brasil. Uma ferroada pode ser fatal e provocar ataque cardíaco e edema pulmonar, sobretudo em idosos e crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2019, foram mais de 156 mil casos de envenenamento por escorpião registrados no país, levando 169 pessoas à morte.
Veja mais clicando aqui.
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/28/picada-de-escorpiao-exige-tratamento-imediato-indica-estudo.htm
Quer dicas para eliminar o risco de acidentes com escorpiões? Clique e veja matéria já divulgada pelo Blog do Nelson Lisboa.