Nossa opinião! Itu começa se organizar para estimular o ciclismo e lucrar com o fluxo de milhares de ciclistas da região

Ciclismo em Itu
Prefeitura, Câmara e empresários discutem como criar atrativos para os ciclistas da região (divulgação)

Como cidadão e como ciclista amador, é sempre muito bom vermos iniciativas inteligentes de gestores municipais em favor do meio ambiente, da saúde pública, do esporte e do ciclismo.
A Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos está realizando reuniões de estudo para a elaboração de roteiros ciclísticos para serem realizados na cidade, fomentando e aprimorando esse nicho turístico. Estão sendo desenvolvidos roteiros rurais e urbanos, com diferentes níveis de distância, dificuldade e valor histórico.
A proposta dos roteiros é promover o incentivo à pratica do ciclismo, em várias modalidades, profissionalizando os receptivos e tornando-os referências como passeio turístico no Estado de São Paulo. Cada um deles será criado com estímulos visuais e sensoriais.
A reunião, ocorrida na última quinta-feira (26/08), contou com a presença dos secretários de diversas pastas como César Calixto (Turismo, Lazer e Eventos), Veronica Sabatino (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Eduardo Alves (Obras), Michele Campanha (Chefe de Gabinete) e diretores municipais.
Esses percursos seriam permanentes e estariam disponíveis para realização por munícipes e turistas, como parte dos atrativos da cidade, passando pelas belas paisagens rurais e urbanas de Itu.
Foram discutidas diversas possibilidades de roteiros, possíveis parcerias, o que mais oferecer para quem está participando, como informar sobre os caminhos, quem poderá realiza-lo entre outros temas.
Atualmente muitos visitantes vêm à cidade fazer trilhas e andar, principalmente, pelas estradas da grande zona rural do município. Com essa organização, esses locais ficariam mais sinalizados e poderiam ser realizados por mais pessoas.
É preciso lembrar: Salto tem lei que permite à Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, desenvolver projetos de conscientização, estímulo e uso do ciclismo. A lei é do vereador Antonio Cordeiro, aprovada em 2020.
Enquanto Salto, como estância turística e cidadã maravilhosa que é, não apostar também nesse nicho, teremos centenas de ciclistas de Salto, amadores e mais avançados, saindo daqui para conhecer Cardeal, Elias Fausto, Cabreúva, Itupeva, Pirapora do Bom Jesus, Itu, Porto Feliz, Indaiatuba e muito mais.
Os comerciantes dessas cidades continuarão felizes e agradecendo pela nossa inércia. O ciclista saltense continuará se divertindo e gastando fora daqui. Infelizmente.
Veja na foto da capa desta reportagem o Empório Uai, em Cabreúva, onde milhares de ciclistas de toda a região vão.
Veja uma reportagem de 2020 falando sobre a explosão do mercado de bicicletas em Salto.
https://blogdonelsonlisboa.com.br/pandemia-faz-disparar-mercado-de-bicicletas-em-salto-mais-qualidade-de-vida-sobre-duas-rodas/