O câncer não espera

o câncer não espera
Especialista fala sobre a importância do diagnóstico para o enfrentamento do câncer (reprodução)

A importância do diagnóstico precoce e o tratamento oncológico na pandemia

Cuidar da saúde é essencial e toda a população deve ampliar a atenção aos sinais do corpo e não os reduzir em virtude da pandemia da Covid-19, que atinge o país e o mundo desde o ano passado.
Infelizmente, o relato de diversas instituições de saúde brasileiras e internacionais alertam para a queda do número de exames de diagnóstico precoce do câncer, além da diminuição do número de cirurgias oncológicas, o que é preocupante.
Devido ao atual cenário, os pacientes em tratamento contra o câncer têm apresentado dúvidas e é preciso buscar orientação de profissionais altamente capacitados para avaliar todas as possibilidades visando a saúde e o bem-estar do paciente.
Na visão do especialista Dr. Leonardo Da Silveira Bossi, diretor clínico e conceituado médico oncologista da Neo Onco Especialidades, é primordial pontuar que nenhum tratamento pode ser interrompido sem a orientação médica. “É importante reforçarmos aos pacientes e familiares que o câncer não dá trégua. A doença continua avançando independente da pandemia, portanto é essencial que continue os tratamentos de maneira adequada, consultas, retornos e exames, além de manter o seu médico sempre informado de qualquer anormalidade”.
E pensando na segurança de todos os pacientes, a enfermeira oncológica responsável pelas infusões nas unidades de Itu e Salto, Samantha Oliveira, explica que todos os protocolos estão sendo seguidos rigorosamente para os tratamentos oncológicos. “O objetivo é proporcionar segurança e conforto aos pacientes durante o tratamento como o uso obrigatório de máscaras, redução de pacientes e acompanhantes por horário, distanciamento e desinfecção constante dos ambientes com equipamento moderno com raios UV e ozônio”.
Graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em pesquisa clínica pela Universidade de Harvard, mestre em oncologia avançada pela Universidade de Ulm (Alemanha), Leonardo ainda alerta para o crescimento do número de casos de câncer no país em decorrência da ausência de diagnósticos. “A estimativa do INCA foi de 650 mil novos casos de câncer, somados os diagnósticos entre homens e mulheres, e os números podem ser superiores em 2021. Insistimos que é fundamental a detecção precoce do câncer, pois é a principal ferramenta para salvar vidas. Exames como mamografia, papanicolau, pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia, toque retal entre outros são extremamente importantes para o diagnóstico”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a causa de cerca de 10 milhões de mortes, por ano, em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registrou um total de 224.712 mortes por câncer em 2018, ano do levantamento mais recente. Este mesmo estudo mostra que os tumores malignos do pulmão, da próstata e do intestino, e nas mulheres brasileiras, o maior número de óbitos por câncer é consequência dos tumores da mama, do pulmão e do intestino.
O médico oncologista cooperado da Unimed Salto/Itu ressaltar ainda que é fundamental seguir as orientações quanto a proteção da Covid-19 como distanciamento social, uso de máscaras e higiene constante das mãos, além da adoção de hábitos de vida saudáveis como não fumar, restringir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o sedentarismo e a obesidade, a exposição desnecessária à radiação solar e a prática de atividades físicas regulares. “é fundamental, independente da pandemia neste momento, manter costumes que proporcionam bem-estar para obter uma saúde equilibrada”.

Mais informações
www.neoonco.com.br
Facebook Neo Onco Especialidades
Instagram @neooncoespecialidades