O fim de uma era: Toyota anuncia fechamento da fábrica em Indaiatuba até 2026

Toyota de Indaiatuba
Fábrica de Indaiatuba será fechada até 2026 e transferida para Sorocaba (fotos: reprodução)

Estivemos na inauguração da empresa, em setembro de 1998, representando o jornal Taperá

Inegavelmente, o interior paulista foi surpreendido ontem, dia 5, com o anúncio do fim de uma era de ouro em nossa região: o fechamento da fábrica da Toyota, em Indaiatuba.
A notícia importa porque na fábrica indaiatuba trabalham dezenas de saltenses.
O anúncio foi feito pela empresa em seu projeto de ampliar a produção de carros no Brasil e a prioridade nas fábricas de Sorocaba e de Porto Feliz, para onde a produção de Indaiatuba será transferida a partir de 2025.
Até o fim de 2026 a fábrica de Indaiatuba estará fechada. O grupo promete que os 1,5 mil trabalhadores de Indaiatuba serão priorizados em Sorocaba e Porto Feliz, onde cerca de 2 mil empregos serão criados.
Estão previstos investimentos de R$ 11 bilhões pela montadora japonesa.
O evento reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito de Sorocaba, representantes da empresa, sindicalistas e outros.

A história da Toyota em Indaiatuba

Veja só que legal e tudo o que o jornalismo nos propicia, como profissionais e seres humanos.
Apenas para recordar: eu, aos 20 anos de idade e com apenas 2 anos de jornalista, acompanhar a inauguração da Toyota em Indaiatuba, ao lado do colega de profissão Antonio Valini, em setembro de 1998.
De fato, A chegada da fábrica foi um dos momentos mais intensos da cidade de Indaiatuba, quando o grupo japonês anunciou investimento de US$ 150 milhões e a geração inicia de 350 empregos.
Em Indaiatuba nascia o Corolla, em 1999, que seria um dos carros mais vendidos no país, com o padrão de qualidade ímpar em todo o país e no mundo.
O prédio em Indaiatuba foi construído – e depois viria a ser ampliado várias vezes, em uma área de 1,5 milhão de m2, em frente à Rodovia SP-75. Governador Mário Covas, o prefeito Reinaldo Nogueira, autoridades e representantes do grupo Toyota participaram da solenidade.
A imprensa do mundo todo mandou representantes e nós, orgulhosamente representando o jornal Taperá, participamos da solenidade com o mesmo tratamento dado aos jornalista da Globo, do News York Times e Financial Times, dentre outros.

Relembre uma de nossas reportagens sobre a Toyota em Indaiatuba, CLICANDO AQUI!

Quer comentar? Visite nosso instagram, clique aqui.