A pandemia do coronavírus em todo o mundo tem transformado a sociedade radicalmente. E isso chegou às escolas, públicas ou privadas, das pré-escolas às universidades.
A necessidade de não haver aglomerações tem forçado o mundo a encontrar novos meios de garantir o ensino e a aprendizagem de todos.
E, nesse sentido, primordialmente, o mundo tem discutido e buscado meios para o uso da tecnologia como intermediadora do processo de ensino e aprendizagem.
Especialistas dizem que a tecnologia é o futuro da educação.
E, de certo, esse futuro da educação já é presente na realidade das centenas de alunos do Colégio Prudente de Moraes, em Salto.
No vídeo abaixo os professores responsáveis pela tecnologia educacional em execução no colégio dão mais detalhes.
Ao Blog do Nelson Lisboa o diretor geral do colégio, professor Luiz Roberto, afirma que os alunos têm acesso às ferramentas tecnológicas e aplicativos como Canvas, google education, dentre outras, que são usadas para aplicação de provas, vídeo-conferências, vídeo-aulas, envio de textos, lista de exercícios e desenvolvimento de projetos.
Ele acrescenta: “Esse ano foi implantado o projeto Pensamento Computacional com a utilização da plataforma Arduino, programação e robótica através do Lego EV3”.
O diretor acrescenta que nessas atividades são utilizados 70 Chromebooks e a sala de tecnologia da escola. “Essa infraestrutura foi fundamental nas aulas de EAD na quarentena a que fomos obrigados a nos submeter por conta do coronavírus, garantindo aos alunos a mesma qualidade do ensino, de forma mais ampla, desafiadora e estimulante possível”.
Quer conhecer mais do Prudente de Moraes? Clique aqui e visite o site da escola.
Quer ler mais sobre a tecnologia como mediadora da Educação?
Veja essa reportagem muito bacana.