Um Beijo do Gordo!

Morreu Jô Soares
Jovem de Salto escreve uma verdadeira biografia sobre o imortal Jô Soares (fotos: reprodução)

Por Cleberson de Paula

Morreu na madrugada do dia 5 de agosto, aos 84 anos José Eugênio Soares ou simplesmente Jô.

Jô estava internado desde o dia 28 de julho no hospital Sírio Libanês e o anúncio de sua morte foi feito por Flavia Pedra, sua ex-mulher  e confirmada pela assessoria de imprensa do hospital!

O velório foi reservado a família e amigos E a causa da morte não foi divulgada.

Jô nasceu no Rio de janeiro em 16 de janeiro de 1938. Era filho único do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares.

Ele estudou em colégio interno na infância e na adolescência na Suíça, onde passou a se interessar por arte e cultura!

Com a falência do pai Jô retorna aos 17 anos ao Brasil!

Em sua entrevista no programa Conversa com Bial na TV globo Jô fala sobre seu livro onde contém tais informações e se diverte ao falar de sua vida.

 

Carreira Artística

Com seu retorno ao Brasil, Jô começou a frequentar companhias de teatro e a apresentar seus números e shows sendo bem aceito pelo público.

Ele iniciou sua carreira no cinema em 1954, com o filme musical “ O REI DO MOVIMENTO” e em 1959 destacou-se no filme “O HOMEM SPUTNIK”, de Carlos Manga (seu amigo), que em 2015 foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Televisão

Em 1958 Jô estreia na Praça da Alegria, transmitida na TV RECORD e nos anos seguintes passaria pela TV EXCELSIOR, TV CONTINENTAL E TV TUPI. Todas eram do Rio de Janeiro.

Em 1960 Jô vai para a TV RECORD de São Paulo e estreia ao lado de RENATO CORTE REAL e RENATA FRONZE e grande elenco, como Ronald Golias, a inesquecível FAMÍLIA TRAPO.

Recentemente em um PODCAST CARLOS ALBERTO disse que Jô era um gênio e revelou curiosidades dos bastidores de como era trabalhar com ele. Resumindo, foi um sucesso estrondoso e isso fez com que PAULO MACHADO DE CARVALHO (dono da TV Record na época) desse ao Jô carta branca na linha de shows!

Em 1970 Jô chega à TV GLOBO, para o famoso humorístico “FAÇA HUMOR NÃO FAÇA GUERRA”. Ele era roteirista e ator. Segundo o portal de noticias G1, ao final do programa, Jô havia criado mais de 260 personagens ao lado de RENATO CORTE REAL.
Em 1973 Jô surge em um novo programa, o SATIRICOM onde eles brincavam com os programas da casa.

Já em 1977 Jô volta a escrever, atuar e dirigir em “O PLANETA DOS HOMENS” ao lado de nomes grandes e saudosos como PAULO SILVINO E AGILDO RIBEIRO e a consagrada BERTA LORAN.

 

Viva o Gordo

Entre os anos de 1981 á 1987 Jô fez o Brasil rir mostrando pelo lado cômico a verdadeira “cara” da política, economia e da sociedade brasileira. Ao lado de gigantes do humor, Jô ganhou o público e fez personagens inesquecíveis, dentre eles: Júlio Flores (Um guerrilheiro), Vovó Nana, Reizinho, Ciça, Don Casqueta, Zezinho e Bianor.

De 1988 a 1990 no SBT Jô deu continuidade com sua estreia no SBT com “VEJA O GORDO”

 

Fez parte da história

Jô sempre soube conversar e cativar o público com suas histórias. Em uma entrevista a Fábio Porchat, na Record, em 2018, Jô revelou histórias sobre a Ditadura e sobre os bastidores da Televisão Brasileira nas décadas de 60 e 70.

Ressaltou que muitos amigos foram exilados, outros mortos e as ameaças eram constantes. Disse que viveu intensamente essa época ao lado de quem amava e, ao contrário do que muitos fizeram, Jô em seus programas, satirizava a política da época e “tirava sarro”, mostrando a verdadeira realidade dos brasileiros.

 

Talk Show

Jô foi pioneiro em Stand up e Entrevistas no “Estilo Americano” o famoso Talk show.

Em 1988 Jô apresenta à emissora de Silvio Santos um projeto, o lendário “Jô Soares Onze e Meia”.

Esse pioneirismo seria sua marca registrada, já que seu palco, por muitas vezes, foi para ouvir o povo e entrevistar pessoas importantes parta o futuro do Brasil.

Em 1999 Jô retorna à TV GLOBO, na mesma linha, com uma proposta de suas entrevistas irem mais além!

O Programa do Jô estreou com uma entrevista inédita com Roberto Marinho (empresário e dono do Grupo Globo).

Jô ficou 16 anos com o programa e atingiu 25 anos de entrevistas.

 

Personalidades ao lado de Jô

Jô entrevistou as mais diversas celebridades, políticos, cantores, atores e atrizes do Brasil e do mundo. Mas nunca deixou de ter sempre em seu programa amigos como o Ziraldo, Roberto Carlos e Hebe Camargo.

Outras celebridades ilustres como Dercy Gonçalves, o Grupo Mamonas Assassinas, Ayrton Senna, políticos como Eneias, Lula, Fernando Collor de Mello, Dilma, Ciro Gomes, Zélia Cardoso dentre muitos outros, também eram entrevistados.

Ele fez ao longo da vida, na TV, mais de 20 mil entrevistas.

 

Vida pessoal e Últimos Anos

Jô foi casado com Teresinha Millet, com quem teve seu único filho, RAFAEL SOARES. Em 2014 Seu filho vem a falecer com um tumor no cérebro.

Ele casou-se por mais duas vezes.

Profissionalmente atuou como ator, redator, diretor, trabalhou em revistas e jornais, atuou em diversas peças de teatros, filmes e programas de Televisão.

Em 2016 Jô vira imortal na Cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras e em 2016 se despediu da TV. Em 2018 voltou ao teatro e atuou pela última vez em 2022.

Jô morre aos 84 anos na madrugada do dia 5 de agosto de 2022, deixando seu bom humor, seu humor crítico e sua intelectualidade!

 

Serviços

Conheça um pouco do autor do texto, nosso amigo e colaborador da página, Cleberson de Paula Almeida.
Suas redes sociais estão aqui.
facebook.com/clebersondepaula
Instagram.com/clebersondepaula