Vai ter parada em Itu? Organizadores garantem que ela será domingo, dia 29 e terá novo formato

Na semana passada mostramos a opinião da comissão que organiza a parada LGBT de várias cidades da região, contrária ao evento que será realizado em Itu no domingo, por entenderem que um evento sem desfile e caminhada pela cidade, seria como “jogar no gueto” o movimento.
Procurados pelos organizadores da parada do próximo domingo, divulgamos abaixo um release oficial do evento.
“Com os inéditos apoios da Prefeitura e do Governo Estadual, a 5ª Parada LGBT+ de Itu está marcada para o dia 29 de abril e terá como tema “A cor da minha pele, minha sexualidade e meu gênero não interferem na sua vida. Mas o seu preconceito interfere na minha”. Em formato inovador, o evento será realizado na Praça Washington Luiz, em frente ao Estádio Novelli Júnior. “No local poderemos receber com alegria e segurança toda a comunidade LGBT+ e a população como um todo. Não iremos percorrer a cidade nesta edição, mas estamos trabalhando muito dia e noite para oferecer um dia repleto de atrações e reflexão”, explica Caio Araujo, presidente da Militância LGBT+ de Itu e idealizador do evento deste ano. “Será um marco na história LGBT+ da cidade. Temos orgulho de dizer que conquistamos o total apoio do governo municipal, o qual nunca tivemos”, destaca.
Entre as atrações confirmadas, estão Pablo Vittar Cover; as Drag Queens Kyara Freitas, Yasmin Krystell; a modelo e transexual Bianca Lima; os DJs Edih Bueno, Nip, Willian Boichinelli, Willian Prado, Tico Malagueta, Tiago Cardoso e Francisco Costa; e os cantores Washington Duarte e DKássio; além do grupo de dança Cá Rodrigues Studio Fitness. Além das atrações, o local terá barracas beneficentes e um espaço de conscientização e prevenção à DSTs.
O diretor de Eventos da Prefeitura de Itu, Felipe Cavalheiro, e os membros da Comissão Organizadora da V Parada LGBT+ estão otimistas com a realização do evento em novo formato, mas não descartam alterações no futuro. “Recebemos alguns pedidos para voltarmos com o formato itinerante. Mas penso que esta transição foi necessária para organizarmos um evento melhor. Assim, toda a cidade será chamada à reflexão nesta luta contra o preconceito e à violência homofóbica”, explicou Cavalheiro, que não descarta novas alterações na Parada do próximo ano.
Programa + Orgulho – A 5ª Parada LGBT+ de Itu já é uma das selecionadas pelo Programa + Orgulho. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), e da parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). O programa tem como objetivo reconhecer e apoiar as ações e atividades culturais voltadas à população LGBT do interior e litoral do Estado de São Paulo.
Com isso, o evento ituano ganhará um carro de som ou caminhão palco, adaptado com aparelhos de sonorização para apresentações artísticas, DJs e/ou atrações culturais. Foram 12 contemplados, escolhidos dentre os 30 inscritos no II Chamamento Público do Programa + Orgulho.
A Parada terá início às 14h, no domingo, na Praça Washington Luiz, em frente ao Estádio Municipal Novelli Junior – Itu/SP.

FOTO: Reprodução da Internet