Você sabe o que é Lúpus?

Doença autoimune levou jovem de 35 anos ao óbito em Salto, em março (Fotos: reprodução)

Lúpus? Você conhece?
Em março uma mulher de 35 anos faleceu em Salto com a doença.
Você sabe que Maio é classificado como “Maio Roxo”, para que o mundo discuta essa doença.
O dia 10 de maio é o Dia Mundial da Conscientização sobre Lúpus.
Saiba que o lúpus é uma doença reumática crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir lentamente em diversos órgãos ou de forma rápida e os estágios se alternam em ativo e remissão, quando a enfermidade está em “repouso”.
Especialistas dizem que a doença se manifesta quando o sistema imunológico, decorrente de motivos ainda desconhecidos, por não diferenciar invasores prejudiciais ao organismo dos tecidos saudáveis do corpo, acaba criando anticorpos que causam inflamação, dor e danos em tecidos saudáveis nos olhos, rins, articulações, pele, coração e cérebro.
Conforme estudos do Resource Center on Lupus, entidade americana que estuda a doença, cinco milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por algum tipo da doença e 16 mil novos casos de lúpus são diagnosticados a cada ano.
Causas
Segundo a internet, as causas ainda são desconhecidas, mas especialistas apontam que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para o desenvolvimento.
Uma pessoa com susceptibilidade para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (exposição à irradiação solar, infecções virais ou por outros microrganismos, grande carga de estresse corporal e emocional), pode passar a apresentar alterações imunológicas.
Tipos: Os sintomas, velocidade de progressão e nível de comprometimento depende da modalidade manifestada.
Há quatro formas da doença:
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): responsável por aproximadamente 70% dos casos, podendo ser leve ou grave. Em cerca de metade das ocorrências, um dos principais órgãos ou tecidos afetados são coração, pulmão, rins e cérebro e os sintomas dependem do órgão envolvido
Cutâneo: responsável por aproximadamente 10% dos casos. A inflamação causada pelos anticorpos atinge especificamente a pele. As lesões mais características são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, denominadas lesões em asa de borboleta (a distribuição no rosto lembra uma borboleta), na nuca ou também no couro cabeludo
Lúpus induzido por drogas: responsável por cerca de 10% das ocorrências, sendo causado pela alta dosagem de certos medicamentos. Os sintomas do lúpus induzido por drogas são semelhantes aos do lúpus sistêmico, mas, geralmente, desaparecem quando a medicação é interrompida
Lúpus neonatal: condição rara em que filhos de mulheres com lúpus são afetados dentro do útero. Ao nascer, a criança pode ter uma erupção cutânea, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, porém, os sintomas, geralmente, desaparecem após seis meses.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são:
Fadiga (cansaço frequente)
Dor nas articulações das mãos, punhos, joelhos e pés
Inchaço nas mãos, pés ou ao redor dos olhos
Dores de cabeça
Febre de baixo grau
Sensibilidade à luz solar ou luz fluorescente
Inflamação das membranas que recobrem o pulmão (pleuris) e coração (pericardite)
Perda de cabelo
Lesão na pele em forma de borboleta nas bochechas e nariz
Feridas na boca ou nariz
Alterações no sangue, como coágulos e baixo número de glóbulos vermelhos (anemia)
Reposta alterada do fluxo sanguíneo ao frio: os dedos ficam brancos ou azuis, quando uma pessoa está com frio ou estressada (fenômeno de Raynaud)
A doença é confirmada por meio de exames laboratoriais, de imagem e análise do histórico médico da pessoa e de sua família.
O tratamento é feito pelo médico reumatologista, com apoio de outras especialidades.