Você sabia que podcast são usados em aula de língua portuguesa na escola Berreta, em Itu?

Escola Berreta de Itu
Equipe da escola em Itu encontrou nos podcasts uma forma de unir e estimular os estudantes (divulgação)

Com certeza se engana – e muito – quem pensa que escola pública é sinal de pouca tecnologia e que a equipe educacional está “atrasada”.
Sendo assim, veja só que iniciativa bacana tem rolado na Escola Estadual Professor Antonio Berreta, em Itu.
Na aula de Língua Portuguesa, para aprender sobre Carolina Maria de Jesus (Veja mais sobre a autora clicando aqui), a galera tem feito muitos podcasts (conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel) sobre o tema.
A ação vem sendo praticada na escola desde 2020 e os podcasts da galera estão nas principais plataformas digitais.
Por essas ferramentas online, são disponibilizadas mensagens e os mais diversos conteúdos para os ouvintes, como se fosse um programa de rádio.
A ideia, inicialmente organizada e editada pelo professor Fábio Melo e com o auxílio da professora Pâmela Câmara, era a reflexão sobre as datas comemorativas presentes no calendário.
Logo sentiu-se a necessidade de uma busca mais aprofundada sobre questões que permeavam o currículo do Estado de São Paulo e assim, foram gravadas falas de estudantes e professores sobre representatividade, cultura africana, dentre outros temas.
Neste ano, o podcast da escola ganhou mais uma temática, o estudo da obra “Quarto de Despejo” da autora Carolina Maria de Jesus.
O projeto literário, idealizado pela professora Cacília Nogueira, foi prontamente acolhido e também mediado pelos professores Fábio de Melo, Márcia Paes e Ana Roveri (que também é coordenadora da área de Linguagens).
Assim , após alinhamento e o apoio da Coordenadora Geral da Escola, Elaine Ferreira, o grupo deu início ao projeto de podcasts, que está envolvendo cada vez mais os alunos e os professores.
Para o professor Fábio a autora Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira de grande impacto no cenário literário brasileiro e é urgente conhecer mais sobre sua obra.
“Pobre, moradora da favela do Canindé em São Paulo, negra , mãe solo, sofrendo todo tipo de preconceito social, com apenas dois anos de estudo primário, Carolina transcendeu a sua época e registou em um diário toda a dificuldade a qual sua vida estava inserida”, reflete a professora Márcia, responsável pela sala de leitura da escola.
De acordo com a professora Cacília, conhecer Carolina, é saber parte da história de escassez de um país e antes de tudo, é quebrar estereótipos e preconceitos. E foi pensando nessa necessidade que surgiu o projeto, ensejando uma maior visibilidade da obra da escritora, além da reflexão sobre conceitos presentes no livro.
Serão vários episódios refletindo sobre aspectos como a biografia da autora, o livro, o enredo, bem como o contexto histórico e social.
A escola Antônio Berreta convida todos para ouvirem aos episódios de podcast que podem ser encontrados nas principais plataformas digitais (Spotfy Anchor, Overcast, Google Podcast, Deezer, Breaker e Radio Public) como “Radio Escolar Vibrasom Projeto Quarto de Despejo”

Escola Berreta de Itu
Escola de Itu investe na tecnologia para estimular e ensinar e os resultados têm sido surpreendentes
Berreta de Itu
Alunos fazem conteúdo digital sobre uma das mais importantes escritoras do país, cujo conteúdo cai em muitos vestibulares

 

Veja mais do projeto, clicando neste endereço: http://aaulanossadecadadia.blogspot.com/2021/05/escola-berreta-utiliza-podcast-como.html