Você tem problemas de drogas e precisa de ajuda?

Blog do nelson Lisboa
Jades, em palestra realizada em empresa, antes da pandemia: orientação à disposição de todos (arquivo)

Com foco na prevenção, Comad realiza importante trabalho, segundo Jades Martins de Melo, presidente do Comad

“O fundamental no trabalho contra as drogas é a prevenção”. A frase é do Presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), o advogado, Dr. Jades Martins de Melo.
A entidade que está localizada no prédio do Programa de Prevenção Sócio Familiar no Jd. Santa Cruz e atende a comunidade saltense na tarefa de prevenção às drogas e encaminhamento para recuperação de dependentes químicos.
Segundo Jades, a prevenção está dividida em três fases: primária, secundária e terciária.
A primária, a mais importante e fundamental, onde são expostos os riscos que a droga pode causar às pessoas e essa prevenção deve fazer parte do convívio familiar, onde os pais necessitam ser participativos, é o conhecimento sendo um fator principal.
Na secundária, deve-se agir rápido, pois a pessoa já teve contato com as drogas, mas ainda não se tornou dependente.
Na terciária, a mais difícil, deve-se resgatar a pessoa que é dependente e muitas vezes já entrou para o tráfico.
À frente do Conselho há mais de dez anos, Dr. Jades atua de forma voluntária e está sempre buscando novas ferramentas para buscar minimizar os impactos das drogas na sociedade.
Recentemente foi desenvolvido uma cartilha de trabalho para busca de pessoas desaparecidas, visando criar um protocolo para este problema que vem aumentando a cada ano.
O Comad atua também com palestras em escolas, igrejas e empresas. Nas palestras é apresentado um vídeo de conscientização e depois é feito um diálogo expondo os riscos das drogas. Além disso, a proteção à mulher vítima de violência também é realizada na sede.
Essa é uma importante ação que visa a integração familiar, já que uma família desarticulada tem grandes chances de algum membro ser atingido pelas drogas.
No Facebook do Comad, às segundas, quartas e sextas, são postadas mensagens objetivas de prevenção às drogas, complementando ainda mais o acesso a essas informações tão importantes.
Recentemente, em parceria com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC), foi ministrado um curso de capacitação de Agentes Multiplicadores ao Uso Indevido de Drogas para os funcionários, que irá ajudar ainda mais no trabalho já desenvolvido pela entidade.
O Conselho Municipal Antidrogas funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas, e está localizado à Rua Padre de Oliveira Rolim, 91, no Jd. Santa Cruz. O telefone para contato é o 4602-1474”.

Veja outra matéria do Blog do Nelson Lisboa com informações do Comad em Salto. Clique aqui.