Estado construirá ciclovia de 57 km entre São Paulo e Itupeva, pela Bandeirantes

Ciclovia terá 57 km e ligará capital a Itupeva
Obra permitirá a ciclistas saírem da capital até Itupeva em segurança, pela Rodovia dos Bandeirantes (divulgação)

Ciclovia será construída na Rodovia dos Bandeirantes e é tratada como o futuro da mobilidade. E a ciclovia de Salto, alguém sabe?

O governador João Doria anunciou hoje (10) o lançamento do projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, entre São Paulo e Itupeva, com 57 km de distância e estrutura para atender os ciclistas ao longo do trecho, na Rodovia dos Bandeirantes. “São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, afirmou o governador.
A obra da nova ciclovia ficará a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Jundiaí e demais municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo.
As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chega a R$ 219 milhões.
O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.
Perguntar não ofende – A ação divulgada hoje mostra a importância da bicicleta como elemento de mobilidade urbana e de respeito ao meio ambiente.

E a ciclovia de Salto, como está?

Há em Salto lei do vereador Antonio Cordeiro que prevê a realização da Semana do Ciclista, de orientação e segurança no trânsito e de estímulo ao uso da bicicleta. Infelizmente, ao que parece, será mais uma lei esquecida.
“A ciclovia sempre esteve sim” dirão os receosos de serem cobrados e criticados.
SIM! Estava assim, infelizmente. Mas e aí, o que pode ser feito?
Outro problema de ciclovia envolve a da Rodovia da Convenção, no trecho onde há hoje a construção do novo Hospital da Unimed Salto/Itu, que acabou “eliminando” um trecho da via e os ciclistas que vêm de Salto, por exemplo, acabam por ter que circular um trecho na contra mão da alça para quem deseja pegar a pista sentido Salto.
Com a palavra a Prefeitura de Salto e a de Itu.

Veja aqui o vídeo da Ciclovia dos Bandeirantes, quando ela ficará pronta. Clique aqui.

Veja matéria que já divulgamos discutindo o uso da bicicleta em Salto. Clique aqui.

Bora comentar em nosso facebook? Clique aqui.