Servidoras impediram que homem de 70 anos se jogasse da ponte estaiada

Blog do Nelson Lisboa
Você que está deprimido ou pensando coisas erradas, lembre-se: há saídas, peça ajuda

A ação rápida e corajosa de duas servidoras públicas municipais impediu, na manhã desta quarta-feira, dia 4, que um senhor de 70 anos se jogasse da ponte estaiada no Rio Tietê, no mesmo local, onde há algumas semanas, uma moradora da Barra se matou.

Graças à coragem das servidoras Joselaine Cardoso e Silvana, que viram o homem subindo na grade de proteção, o homem foi impedido de se jogar. Ambas, após as primeiras conversas, conseguiram segurar o homem e evitar que caísse no Rio Tietê. A GCM foi chamada e levou o senhor até o Pronto Socorro Municipal.

Às 11h a GCM ainda procurava a família do senhor, que provavelmente mora no Parque Marechal Rondon.

NOSSA OPINIÃO – É duro retratar suicídios ou tentativas, porque especialistas dizem que outros, que possuem tal ideia fixa na cabeça, acabam por se sentir estimulados a praticarem o mesmo, por entender que “conseguirão” chamar a atenção para si.

Na verdade, o que queremos é DAR UM GRITO DE ALERTA ao Poder Público, que precisa, URGENTEMENTE, ampliar o atendimento na Saúde Mental e criar campanhas de estímulo à vida, de apoio a quem precisa, de orientação para superar uma crise de tristeza, que pode virar depressão e caminhar para os pensamentos suicidas.

A lei recentemente aprovada pelo vereador Kiel Damasceno, para discutir e prevenir a depressão precisa ser colocada em prática. É uma tentativa e um caminho a mais. Ou a gente atua na prevenção ou perderemos cada vez mais vidas para o suicídio. Sem contar o grande número de pessoas que tentam e acabam se castigando e castigando os seus.

Aos líderes religiosos, um desafio. Não basta apenas falar da depressão. É preciso mostrar ações. É preciso, em suas igrejas, templos, casas de oração, terreiros de umbanda e candomblé, acolher, orientar, apoiar, amar e mostrar um Deus perto, um Deus amigo, um Deus presente e não aquele Deus distante. Apenas dizer que suicídio é errado na ótica de praticamente todas as religiões é punir quem está sofrendo. É preciso amor.

Professores e escolas, vocês podem e devem se atentar para depressão, orientar e encaminhar para o atendimento especializado.

Empresas: atentem-se para seus colaboradores. Eles não são apenas números substituíveis. São seres humanos. Cuidar é também economia.

Enfim: a você depressivo, lembre-se, você não está sozinho. Peça ajuda.

Vamos repetir: ou a gente fala e discute a depressão ou vamos continuar chorando suicídios.

#blogdonelsonlisboa