10 motivos que justificam a nova explosão de casos, internações e óbitos da Covid-19

Blog do Nelson Lisboa
Usar máscara é um dos principais meios de brecar a doença e muitos estão abdicando da mesma (fotos: reprodução)

Infelizmente é preciso cada um fazer sua própria reflexão e intensificar as medidas para que possamos brecar a variante ômicron: casos e óbitos disparam novamente

De fato a situação está saindo cada vez mais do controle e a culpa não é do presidente Bolsonaro, do Dória ou do Laerte Sonsin apenas. Ela é, comumente, culpa minha, sua, dele, de todos nós.
Veja por que estamos perdendo a guerra novamente para a Covid-19, com a variante Omicron e entenda qual o seu papel para que isso seja superado.
Detalhe: nenhum de nós pode alegar ignorância. Nunca o mundo falou tanto de um assunto como o atual. Não é mesmo?
Vamos aos fatos:
1 – Vacina há para todos e muitos não vão se imunizar ou não levam seus pais e filhos.
2 – Muitos acham que a Omicron é mais “ligth” e que não passa de uma gripe mais forte. Mas há cada vez mais gente internada, muitas lutando pela vida.
3 – Com tanta informação contrária à vacina, com tanta fake News, com tanta maldade, chegamos ao ponto de duvidarmos de vacina. Detalhe: até os 10 anos são mais de 15 tipos de vacina e mais de 40 doses.
4 – A economia precisa andar, mas os cuidados básicos parecem estar sendo esquecidos e seguimos nos aglomerando, esquecendo da máscara, de higienizar as mãos, de evitar tocar olhos e boca. Ai o jovem vai pra noite (tem todo DEVER DE IR) e volta para casa com a doença e repassa ao pai ou avô.
5 – Há quem pode estar com suspeita da doença ou com o diagnóstico positivo que não respeita o isolamento, o distanciamento social e se tornam “bombas-ambulantes” da doença.
6 – Tem muita gente que esqueceu do calendário e não toma a segunda ou a dose de reforço, achando que só a primeira basta. De fato, a proteção será atingida com todas as doses. Duvida? Eu não vou pagar para ver.
7 – A Omicron, muito mais rápida na transmissão, fez os casos dispararem em Salto. Em 7 dias já se registrou em Salto mais de 50% de todos os casos de janeiro. São 1.681 casos em 7 dias.
8 – Os óbitos dispararam e em 7 dias são quase o dobro de mortes registradas em janeiro.
9 – O Hospital Municipal e a Unimed voltaram a ter grande parte de seus leitos clínicos e de UTI ocupados por pessoas e – VAMOS REPETIR – mais de 80% dos internados não estavam vacinados completamente ou sequer tomaram a 1ª dose.
10 – E VOCÊ, O QUE TEM FEITO PARA BRECAR A DOENÇA? Pense sobre isso. Cuide-se!

Quanto à vacina, é importante que você mamãe ou papai levem seus filhos de cinco anos para serem imunizados. Cuide deles também.

Quer comentar? Visite nosso facebook. Clique aqui.